Busca rápidaX

Secretaria de Saúde promove atividade em alusão ao Setembro Amarelo

11 de setembro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde, através de uma parceria entre os CAPS Infantil E CAPS I, promoveu na tarde de segunda-feira (10), o evento Viva a Vida. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o Setembro Amarelo os organizadores promoveram diversas atividades entre os usuários e a população que prestigiou o evento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, quase 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio. Isso representa uma morte a cada 40 segundos.

No Brasil, o suicídio é quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás de violência e acidente de trânsito. Anualmente, o país apresenta uma média de 11 mil suicídios, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Ainda segundo a instituição, o Rio Grande do Sul é o estado com mais casos, cerca de 23%.

Para Debora Espinã, secretaria de saúde do município, esses casos não estão ligados apenas a doenças neurológicas. “Vivemos em um período onde a diferença se sobrepõem a empatia, o ódio se sobrepõe ao amor e o preconceito ao respeito. Vivemos em uma sociedade que é mentalmente doente e precisamos combater isso”, destaca.

Espinã ainda ressalta que a cidade está avançando na prevenção do suicídio. “Cruz Alta está discutindo a criação de um plano municipal de prevenção ao suicídio que será criado em conjunto com profissionais e instituições. Precisamos deixar claro que a prevenção não é apenas a medicação e consultas, mas melhorar a qualidade de atendimento dos CAPS”, finaliza.

Cruz Alta conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS Álcool e Drogas, CAPS Infantil e CAPS Saber Viver. Para solicitar atendimento, os interessados devem procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do seu bairro.

Compartilhar
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Peugeot Champs Elysées
Estude Medicina na Argentina

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!