Busca rápidaX

Secretaria de Turismo desenvolve projeto ‘Semana do Turismo – Turistando por Ijuí’

13 de agosto de 2020

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SMCET) de Ijuí, através do Poder Executivo, está investindo no potencial turístico da colmeia do trabalho. Há cerca de seis meses o município contratou, através de concurso público, a turismóloga Bianca Caneppele para auxiliar no desenvolvimento desse processo.

Segundo a profissional, uma das primeiras ações desenvolvidas em sua chegada foi no sentido de promover uma aproximação maior entre o setor público e os agentes e atores que desenvolvem e operam os serviços turísticos no município. Além de um trabalho de mapeamento informal da estrutura disponível para o desenvolvimento do turismo local.

Nesse mesmo sentido, foi promovido um encontro presencial e virtual para a discussão sobre o grande potencial turístico que Ijuí dispõe, como por exemplo, a rede hoteleira que oferece mais de 1500 leitos/dia para atender os visitantes, o grande número de agências e guias de turismo, uma Feira com visibilidade Nacional/Internacional e os pontos e atrativos existentes na cidade e interior. “O encontro permitiu também que se reforçasse a ideia de que o Turismo é um processo complexo e uma construção conjunta, que depende do esforço e articulação entre o poder público, privado e a população” afirma a turismóloga.

Ainda durante o encontro, foi apresentado o Projeto ‘Semana do Turismo -Turistando por Ijuí’ que está sendo gestado e pensado conjuntamente, para ser apresentado à comunidade Ijuiense, quando a pandemia do coronavírus passar.

Um dos principais objetivos desse projeto, segundo Bianca, é despertar e ampliar na comunidade o olhar e a percepção de que é possível que o Turismo aconteça de forma articulada e positiva em Ijuí. Isso, por considerar que a população local é parte fundamental na construção de um destino turístico. “Dentro da proposta, traremos várias atividades que tenham ligação com o turismo, como a promoção de encontros com essa temática e realização de roteiros e passeios para apresentar os espaços e serviços turísticos, assim como pontos e atrativos urbanos e rurais do município, como por exemplo a Estação de Cultura e Lazer, Parque da Pedreira, nova sede da UETI, Usinas Hidrelétricas, além de alguns empreendimentos privados e outros locais como o próprio Museu Antropológico Diretor Pestana” afirma.

O projeto está em fase de desenvolvimento e para que ele tenha sucesso, segundo a turismóloga, será fundamental a cooperação e o engajamento de todos que enxergam e acreditam no desenvolvimento do município através do  poder transformador do Turismo e em tudo que ele pode trazer de positivo à população Ijuiense.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!