Busca rápidaX

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Ijuí intensifica recuperação de estradas do interior

20 de junho de 2017
No período de trégua das chuvas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) intensifica o trabalho de recuperação de estradas do interior. Entre os dias 9 e 14 de junho, as equipes atuaram na recuperação da trafegabilidade, especialmente, em locais de atoleiro: Linha 11 Norte, dois trechos da Linha 6 Norte, Linha 3 – Travessão 42 no Santana e Linha 8 Floresta, Linha 12 Norte, Itaí, estradas do Barreiro.

 

Além disso, na quinta-feira, 15, Corpus Christi, não teve feriado para o setor. Nessa data, as equipes atuaram nas estradas do Alto da União e também no Barreiro. “O prefeito Valdir Heck autorizou o pagamento de horas-extras, para que pudéssemos aproveitar o tempo para melhorar as condições das estradas que ficaram bastante danificadas com as chuvas”, observa o secretário, vice-prefeito Valdir Zardin.
 

De acordo com a Emater, a média de chuva anual em Ijuí é de 1.650 milímetros. Mas neste ano, até o dia 10 último, o volume de precipitações passava essa marca, chegando a 1.694 milímetros. Com esse excesso de água, rios transbordaram levando parte de cabeceira de pontes, lavando bueiros, invadindo estradas, provocando danos e favorecendo o surgimento de atoleiros, em torno de 50 pontos aproximadamente, estima a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Tudo isso exige a intervenção o Poder Executivo, um trabalho a ser realizado gradativamente, porque segundo o vice-prefeito, não há como o município resolver tudo de uma única vez. “Além da intervenção do Poder Público, todo esse cenário exige também a compreensão da sociedade. Temos contado coma ajuda de algumas pessoas que cedem máquinas e equipamentos para socorrer quem foi mais atingindo. Mas muitas pessoas precisam ser mais solidárias, deixar de pensar apenas em si mesmas”, observa Zardin.
 

Em condições normais de clima, essa época do ano já é, segundo Zardin, um período mais difícil para manutenção das estradas e em condições atípicas como está acontecendo este ano, o quadro fica mais complicado, porque há necessidade do chamado “retrabalho”, ou seja, as equipes precisam estar várias vezes e em menor tempo nos mesmos locais. “Mas ao contrário do que alguns possam pensar ou dizer, temos feito o trabalho de casa, sim. Desde o início do ano, estamos atacando os problemas e buscando soluções para as situações mais  críticas. Como todos sabem, não se pode agir nas estradas do inteiro com tempo chuvoso e no último mês tivemos mais dias de chuva do que de tempo bom e isso impacta nas condições de tráfego das estradas”, reitera.
 

Ainda de acordo como vice-prefeito, além do trabalho de recuperação das condições de trafegabilidade nas estradas, a Secretaria também atuou na reforma e melhoria de alguns bueiros. Este foi o caso, por exemplo, nas Linhas 5/6 e  na localidade de Rincão dos Goi.  “Afora isso, quando o tempo não nos permite estar a campo com as equipes, aproveitamos para fazer a manutenção dos equipamentos na Garagem Municipal”, informa Zardin.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!