Busca rápidaX


MANCHETES

Secretários de Educação da região definem estratégias para avaliar lacunas de aprendizagem no período de pandemia

25 de junho de 2021

Os secretários municipais da região da Amuplam estiveram reunidos na tarde de ontem (24) no município de Panambi para debater sobre os desafios da educação neste período de pandemia. Os secretários ressaltaram como foi o retorno às escolas em seus respectivos municípios, bem como o cronograma de vacinação dos profissionais de educação e motoristas da Secretaria de Educação.

Uma das principais preocupações dos secretários de Educação dos municípios da região, juntamente com suas equipes pedagógicas, segundo o secretário de Educação do município de Coronel Barros, Odilar de Vargas, que é também o coordenador do Conselho dos Secretários Municipais de Educação da região da Amuplan (Conseme), é avaliar as fissuras na aprendizagem, provocadas devido ao período de mais de um ano de aulas remotas. Por isso, foi discutida desde a reunião anterior, no mês de maio, a criação de uma avaliação diagnóstica para a região. Estiveram presentes na reunião em Panambi, a reitora da Unijuí, Cátia Nehring e os vice-reitores Fernando Jaime González e Dieter Siedenberg, que aceitaram o desafio de proporcionar o suporte para a criação dessa avaliação.

A avaliação diagnóstica será fundamental para definir estratégias de enfrentamento às lacunas de aprendizagem em tempos de pandemia. Para isso, criou-se um comitê com Secretários e Coordenações Pedagógicas para pensar, juntamente com a Unijuí, no formato dessa avaliação.
Paralelamente à avaliação diagnóstica, os municípios também criaram um comitê de socialização de Boas Práticas nesse retorno gradual ao ensino presencial. A ideia é realizar um evento específico para as práticas exitosas dos trabalhos desenvolvidos pela região da Amuplam junto às suas escolas.

 

Fonte: Editado de Assessoria de Comunicação de Coronel Barros