Busca rápidaX

MANCHETES

Sem fundo eleitoral, eleições municipais devem ocorrer ainda em 2020

6 de abril de 2020

 Em meio à crise provocada pela Pandemia de Coronavírus no Brasil, o cenário eleitoral ainda é incerto para 2020. Marcada para o inicio de Outubro, a escolha de prefeitos e vereadores nos municípios Brasileiros poderá ser adiado. Mesmo que nada esteja definido, a grande discussão gira entorno do fundo eleitoral, dinheiro público destinado aos partidos políticos movimentar a campanha pré-eleição.

Este recurso de R$ 2 bilhões seguem disponíveis para este fim, o que gera um desconforto neste momento que o País passa por uma situação emergencial na saúde pública. Para o Deputado Federal Pompeo de Matos (PDT) existem outras formas dos partidos conseguirem recursos para uma campanha eleitoral e se posiciona contra a utilização do fundo eleitoral neste ano. Em entrevista à Rádio Progresso o parlamentar disse que apresentou uma proposta para que parte do dinheiro arrecadado pelas loterias fosse destinada aos partidos políticos para o movimento eleitoral.

 Segundo Pompeo de Matos o processo eleitoral deve ocorrer se não este ano, logo no início do ano que vem. Não é consenso no parlamento, conforme ele, a ideia de realizar eleições gerais no Brasil em 2022, dando assim um mandato tampão aos atuais gestores e legisladores municipais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí