Busca rápidaX

MANCHETES

Sem registros de casos em Ijuí nos últimos anos, vacinação contra sarampo segue disponível em todas as salas do municipio

21 de agosto de 2019

O Ministério da Saúde continua recomendando a vacinação contra o sarampo em crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias para combater a disseminação do vírus no país. Nessa faixa etária, segundo a pasta, será ofertada uma dose complementar, chamada de dose zero, como já acontece em campanhas como a de combate à poliomelite.
Entre 19 de maio e 10 de agosto deste ano, foram confirmados 1.680 casos de sarampo no Brasil, além de 7,5 mil casos em investigação. No período, de acordo com o ministério, não houve mortes confirmadas decorrentes da enfermidade.

Em Ijuí, segundo a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) não houve nenhum caso nos últimos anos, tanto no município quanto nas outras 20 cidades de abrangência da CRS. Todos os anos, porém, a Coordenadoria faz um monitoramento de cobertura vacinal, que consiste em uma pesquisa de amostragem de campo, para conferir as carteirinhas de vacinação e verificar se o paciente recebeu corretamente as doses. 

No município de Ijuí, a vacina tríplice viral, que além  do vírus do sarampo protege também contra caxumba e rubéola, fica disponível durante o ano todo nas salas de vacinação, de forma gratuita. No total, o município conta com 14 salas públicas e 3 privadas, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí