Busca rápidaX

Semana de combate ao estresse proporciona momentos de relaxamento aos funcionários da Unimed

17 de dezembro de 2019
Yoga foi uma das atividades desenvolvidas durante a programação

Pensando na saúde e na qualidade de vida dos funcionários a Unimed Noroeste/RS promoveu, pelo segundo ano consecutivo, a Semana de Combate ao Estresse. Focada em estratégias de cuidado e socialização, a programação foi desenvolvida nos dias 10, 11 e 12 de dezembro com atividades diversas na Sede Administrativa e no Hospital Unimed. Foram oferecidas atividades de Reiki, Yoga e massagem terapêutica, além da disponibilização de aparelhos de relaxamento, entre os quais encosto, almofada e colete massageador.

Também foi realizada verificação de pressão arterial, disponibilização de teste de glicemia (HGT) e orientações nutricionais. A gerente de Gestão de Pessoas, Sandra Carneiro, salienta que a Semana de Combate ao Estresse reforça o Jeito de Cuidar Unimed e a campanha Mude 1 Hábito. “Estas ações vêm como uma forma de prevenir o estresse e suas consequências. A Semana é um momento especial para os funcionários e tem, principalmente, o objetivo de instigá-los a entender melhor a importância do autocuidado e de estimular o cuidado com a saúde”, reforça.

“A Semana de Combate ao Estresse proporcionou que os profissionais saíssem de sua rotina e realizassem atividades que auxiliam na promoção do seu bem-estar e autoestima”, acrescenta a enfermeira Andréia Vogt, que atua no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

Conforme Andréia, o afastamento do trabalho causado pelo estresse e outros transtornos psicológicos é uma realidade que causa prejuízos expressivos, sendo considerada a terceira causa de afastamentos do trabalho, por mais de 15 dias no Brasil. “Para a Unimed, casos assim representam queda na qualidade do atendimento e dos serviços realizados. Para evitar que isso aconteça a cooperativa investe em técnicas focadas na diminuição da ansiedade e no controle da mente, tais como readequação das rotinas de trabalho, atividades relaxantes e até mesmo meditação”, pontua.

Para contribuir com a qualidade de vida do funcionário no trabalho, atualmente a Unimed Noroeste/RS desenvolve o Programa Qualidade de Vida, pelo qual são desenvolvidas atividades de Minfulness e Ginástica Recreativa. O Minfulness descreve um estado mental em que se há domínio sobre a capacidade de concentração no agora e nas suas experiências. Esta condição é uma maneira de buscar alívio para o estresse do dia a dia, tendo maior consciência sobre seus sentimentos e pensamentos, não deixando que eles dominem suas capacidades mentais. Já a ginástica recreativa é desenvolvida através de uma cadência de ritmos e movimentos, criando assim uma harmonia própria. A dança proporciona bem estar físico, social e psicológico, é benéfica para a saúde e traz satisfação pessoal.

Alguns hábitos podem ser adotados para aliviar o estresse. Estes também foram estimulados durante a Semana através de placas. Entre os desafios propostos destacam-se: reserve um tempo para descansar, extravase suas emoções, durma bem, faça exercícios, desacelere o seu ritmo, aproveite seus finais de semana e folgas, não se cobre tanto, organize-se para ter um dia leve, evite alimentos que potencializam o estresse, reserve um tempo para fazer algo que goste, coma com calma, faça atividades como corrida, yoga, meditação e não leve tudo tão a sério.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Unimed Noroeste/RS

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!