Busca rápidaX

Semana do Meio Ambiente em Santo Ângelo abre com a Mostra de Educação Ambiental

6 de junho de 2019

A programação da Semana do Meio Ambiente de Santo Ângelo foi aberta na manhã de ontem (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma série de atividades tendo como eixo central o saneamento básico e destacando o tema “Nos caminhos do saneamento”.

A solenidade foi realizada no Centro Municipal de Cultura marcando a abertura da Mostra de Educação Ambiental, expondo móveis e objetos construídos a partir da reutilização de materiais, encontrados às margens de mananciais e em locais considerados inadequados para o descarte de resíduos sólidos. Ações, projetos e programas desenvolvidos pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), e em parcerias com a CORSAN, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Emater e Ministério Público Estadual, também são apresentados na Mostra Ambiental.

Em seu pronunciamento na abertura da programação, o prefeito em Exercício Bruno Hesse, evidenciou o Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, ente público, formado por entidades e instituições voltadas ao meio ambiente e que administra os recursos arrecadados com a taxa de esgoto da CORSAN, permitindo o seu retorno à população em obras e ações de saneamento básico. Hesse falou sobre o Plano Municipal de Prevenção a Alagamentos, onde estão sendo investidos mais de R$ 2 milhões na construção de redes de drenagens pluviais, solucionando problemas de inundações que se arrastam ao longo de décadas em áreas específicas da cidade.

A Secretaria do Meio Ambiente tem exercido papel fundamental na execução do Plano de Gestão do Governo Municipal, atuando para o desenvolvimento socioeconômico em harmonia com o meio ambiente e articulando projetos e programas que retornam à população com a melhoria na qualidade de vida.

Dentre estas ações destacam-se os programas de Educação Ambiental como o #preservandoavida envolvendo nove escolas da rede pública municipal de ensino; o Plano Municipal de Saneamento Básico Rural, iniciativa inovadora no Rio Grande do Sul; o Plano de Prevenção a Alagamentos, com a previsão de mais de R$ 2 milhões em investimentos em obras de drenagem pluvial; ações permanentes de manutenção dos nossos mananciais com o objetivo de estimular a população a cuidar do meio ambiente; além de outras atividades conjuntas com organismos ambientais.

Confira a programação completa:

Dia 06 de Junho – Quinta-feira

09 horas: Plantio e Implantação do PROJETO ARBORIZAÇÃO MAIS SEGURA – Rio Grande Energia – RGE e Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Local: Avenida Sagrada Família

09h30min: Pedágio e Ação Ambiental – CORSAN e Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Local: Avenida Sagrada Família

9h30min: Prática de Sustentabilidade Ambiental – ASCAR/EMATER

Local: Aldeia Indígena Aldeia Yaká – Ressaca da Buriti

Dia 07 de Junho – Sexta-feira

09 horas: Ação Ambiental Unimed Missões e SEMMA – Plantio na Avenida Brasil

Dia 08 de Junho – Sábado 

09 horas: Ação Ambiental – ONG Eco Global Missões

Local: Linha Paraíso

14 às 20 horas: Feira de Rua – ZISSAN – Ação de Educação Ambiental – Se Liga na REDE Santo Ângelo – Esgoto Tratado é Saúde.

Local: Rua Marechal Deodoro

14 horas: Plantio de Árvores no Túnel Verde na estrada para o Rincão do Sossego

Local: Estrada para o Rincão do Sossego

Dia 09 de Junho – Domingo

8 horas: Cavalgada Ecológica – Rincão do Sossego

Saída: Largo Tio Bilia – Bairro Pippi

12 horas: Almoço – Rincão do Sossego

10 horas: Ação de Educação Ambiental – Se Liga na REDE Santo Ângelo – Esgoto Tratado é Saúde.
Local: Brique da Praça Leônidas Ribas

Fotos: Fernando Gomes

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!