Busca rápidaX

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começa hoje

21 de agosto de 2020

A pandemia alterou a rotina em diversos segmentos. Na Apae de Ijuí, os atendimentos aos mais de 400 usuários vem ocorrendo de forma virtual. O contato físico precisou dar lugar às ligações e chamadas de vídeos, além de visitas aos alunos e usuários das políticas de Saúde, Educação e Assistência Social.

E nesse ano, será pela tela do celular ou do computador que vai ser celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação começa hoje e se estende até o próximo dia 28, e neste ano tem como tema “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”.

A Apae de Ijuí definiu uma série de atividades, onde os encontros com os usuários e suas famílias serão virtuais. A primeira ação ocorre nesta tarde, às 15h, com a abertura oficial do evento, que vai contar com a participação da presidente da Apae Ijuí, Avani Zwanziger, além dos autodefensores Rosa Pavani e William Pinto.
A programação segue a partir da próxima segunda-feira, com o desenvolvimento de oficinas, mesas redondas, capacitações, apresentações de teatro, tudo online.

Segundo Avani, é de extrema importância essa semana de debates, principalmente pra tratar das políticas públicas destinadas às pessoas especiais. A presidente da Apae afirma que ainda existe um caminho árduo a ser percorrido dentro desse assunto, e disse que o tema desse ano, que trabalha sobre como o protagonismo empodera, realmente precisa ser debatido.
Ela cita que 20% dos alunos especiais tem capacidade e condições de atuar no mercado de trabalho, mas, a grande maioria não tem essa capacidade. “Por isso a atenção a família e o trabalho da Apae é fundamental para com que o aluno seja incluído na sociedade.

A semana especial encerra na próxima sexta-feira, 28, mesmo dia em que a Apae de Ijuí completa 50 anos de fundação. Para comemorar a data, às 20h, será transmitido através das redes sociais da instituição, um show com as bandas ijuienses ‘Pimenta & seus comparsas’ e ‘os caras’.

Sobre um possível retorno das atividades presenciais, Avani disse que toda semana a instituição participa de reuniões com a Confederação Nacional das Apaes, que descarta qualquer possibilidade de voltar as aulas neste ano. Segundo ela, os alunos especiais serão os últimos a retornarem as atividades, já que se trata de um público que tem mais dificuldades em seguir regras básicas, como evitar abraços, aglomerações e usar máscara, por exemplo.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!