Busca rápidaX

Semana será de grandes restrições em serviços de Ijuí por conta do coronavírus

23 de março de 2020

A semana começa de forma diferenciada nos serviços público e privado, visto várias restrições para evitar aglomeração e trânsito de pessoas em razão do coronavírus. O mais recente decreto do Executivo de Ijuí libera para funcionamento apenas os serviços essenciais, ou seja, nos segmentos de água, esgoto, energia elétrica, postos de combustíveis, hospitais, farmácias, supermercados, velórios, segurança privada e veículos de comunicação.

Ainda em Ijuí podem funcionar as agências bancárias, agropecuárias e clínicas veterinárias, porém com regime de plantão, também restaurantes, lanchonetes e padarias, mas exclusivamente em regime de tele-entrega, sem atendimento presencial ao público.

A rodoviária ijuiense também está liberada para atuar, no entanto, com circulação reduzida de pessoas. O decreto da prefeitura de Ijuí ainda permite o funcionamento de lavanderias e serviços de higienização, indústrias e instituições de ensino que possam operar na modalidade à distancia.

No entanto, todos esses setores precisam atender uma série de requisitos de higiene, como limpeza, álcool gel, dentre outros. Nos supermercados de Ijuí, é permitida a entrada de 10 a 20 pessoas por vez, dependendo da estrutura física.

Os hotéis do município não podem receber novos hóspedes. Aliás, o hotel Vera Cruz fechou, sábado à tarde, de forma temporária. Agora o hotel aguarda determinação da prefeitura sobre liberação do funcionamento geral dos estabelecimentos para voltar com as funções.

Demais hotéis de Ijuí permanecem com funcionamento, mas apenas com hóspedes que já estavam nos locais antes do decreto de sexta-feira, ou estão prestes a fechar. O hotel D´Nápoles, por exemplo, vai fechar totalmente quarta-feira.

Os hotéis Jardim Europa, Fórmula 4 e Fonte-Ijuí seguem com trabalho parcial até enquanto houver hóspedes antigos. Após, deverão fechar temporariamente. Além disso, os hotéis que ainda funcionam na Colmeia do Trabalho têm número bastante reduzido de funcionários, com objetivo de evitar aglomerações de pessoas.

O restante do comércio de Ijuí vai estar fechado nesta semana, por exemplo, lojas de vestuário e calçados. Ainda em Ijuí, não há funcionamento dos ônibus da Medianeira Transportes Urbanos. As indústrias, por sua vez, podem funcionar, mas a recomendação é que realizem diferentes escalas de trabalho para que os funcionários evitem, ao máximo, o contato pessoal.

Em razão da colheita de soja, as empresas e cerealistas também estão liberadas para atuar, porém, com várias restrições para trabalhadores e normas de higienização. Já a prefeitura de Ijuí permanece aberta, no entanto, muitos funcionários trabalham de casa, especialmente nos serviços burocráticos, que possibilitam ações à distância.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!