Busca rápidaX


MANCHETES

Semana decisiva para municípios da região emitirem decretos de emergência

16 de março de 2020

A semana começa com novas avaliações por parte de municípios e entidades agrícolas da região devido às perdas causadas pela estiagem, especialmente na agricultura. Em Ijuí, quinta-feira à tarde deverá ocorrer nova reunião entre Executivo, Emater, sindicatos rurais e outras instâncias para decidir se o município vai decretar ou não situação de emergência.

O mais recente levantamento aponta perdas de mais de 105 milhões de reais, principalmente em razão da quebra na soja. O presidente do Sindicato Rural Patronal de Ijuí, Ércio Eickhoff, ressalta que neste momento os agricultores precisam de linhas especiais de crédito, mas com juros baixos. Pouco adianta financiamento com juros elevados.

O município de Boa Vista do Cadeado, por sua vez, decretou situação de emergência na última sexta-feira. Na soja, as perdas chegam a 58%, além de 37% na quebra no milho e prejuízo estimado de 40% na produção de leite. Também falta água para algumas famílias do interior.

Na cidade de Boa Vista do Cadeado, hoje vai começar racionamento de água. Os cortes no fornecimento acontecerão das 14 às 18 horas. Em Jóia, onde já foi assinado o segundo decreto de emergência, na sexta-feira passada um caminhão-pipa do Exército iniciou a distribuição de água potável para famílias das localidades de Espinilho, Esquina Nova, Rincão dos Pires e Rincão dos Machados.

Os prejuízos com a seca em Jóia chegam a 232 milhões de reais. Vicente Dutra foi um dos últimos municípios a decretar emergência em razão da falta de chuva. Todos os demais municípios da região deverão ter reuniões nesta semana.

Em Nova Ramada, existe grande possibilidade de que o município decrete emergência terça-feira As primeiras lavouras de soja colhidas em Nova Ramada apresentam produtividade de 22 a 30 sacas na maioria das lavouras.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí