Busca rápidaX

Seminário dos 10 anos do polo da UAB de Cruz Alta começa nesta terça-feira

15 de outubro de 2018

Há 10 anos Cruz Alta conta com uma alternativa de acesso gratuito ao Ensino Superior. O Polo da Universidade Aberta do Brasil já ofereceu formação e pós-graduação para centenas de estudantes desde 2008. Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a UAB realizará um Seminário Comemorativo com programações que envolverão palestras, oficinas, submissão e apresentação de trabalhos.  O evento acontecerá no próprio polo.

As oficinas serão direcionadas ao público docente com os seguintes assuntos: “A BNCC na área da Matemática e suas tecnologias: novas práticas de ensino”, “O uso de materiais didáticos no ensino da língua estrangeira – espanhol”, “Negócios: criação de ideias, liderança e desenvolvimento pessoal”, “Criação de objetos de aprendizagem”, e “Portais educacionais: Possibilidades e desafios”.

Para a Secretária Municipal de Educação, Dr.ª Elizabeth Fontoura Dorneles, os dez anos da instituição marcam o esforço da administração em oferecer oportunidades para a comunidade.

“O município de Cruz Alta tem proporcionado oportunidade de acesso ao Ensino Superior através da Universidade Aberta do Brasil, que é um grande instrumento que agrega universidades públicas. A UAB, ao comemorar os 10 anos também atesta que a administração tomou uma decisão muito certa no início de tudo. Mesmo que houvesse dificuldades, trouxe para o município este Polo que é reconhecido com um dos Polos mais importantes entre as universidades que aqui sediam seus cursos. No Seminários serão evidenciadas essas questões de compromisso do governo com a educação, para além daquilo que é determinado pela lei”, afirmou a secretária.

Em dezembro de 2017, a Administração Municipal renovou o acordo de cooperação técnica com o Ministério da Educação, mantendo o Polo da Universidade Aberta do Brasil na cidade por mais 10 anos.

Confira a programação completa do Seminário:

  • 16/10/2018 – Terça-feira

18h – Credenciamento

19h – Cerimonial de Abertura – Autoridades Locais e Universidades Parceiras do Evento

19h30min – Conferência de Abertura – Financiamento no Ensino Superior Palestrante: Profa. Dra. Camila Furlan (Coord. Curso Administração Pública/ UNIPAMPA). Mediação: Profa. Dra. Elizabeth F. Dorneles (Secretária Municipal de Educação).

20h30min – Mesa Redonda – A EAD/UAB – Avanços e Perspectivas Palestrantes: Prof. Dr. Reisoli Bender Filho (coord. UAB/UFSM); Profa. Dra Cristiane Hoffmann Moreira (Coord. UAB//UFPel); Profa. Dra. Camila Furlan (Coord. Curso Administração Pública/ UNIPAMPA). Profa. Dilce Eclai de Vargas Gil (Presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo/RS). Mediação: Profa. Ma.Cleonice Silva Mayer (Cood. Sec. de Administração e Desenvolvimento Humano).

  • 17/10/2018 – Quarta-feira

9h – Sessão de Pôsteres

14h – Palestra – SALA 2 – O que a Neurociência tem a dizer sobre os Processos de Aprendizagem? Palestrantes: Prof. Dr.Juliano do Carmo (Coord. Curso Espec. Ensino de Filosofia/ UFPel); Profa. Me. Ana Lucia Pinto de Almeida (Curso Espec. Ensino de Filosofia/UFPel). Mediação: Profa. Espec. Graciela Salgado (Coord. Pedagógica da Educação Infantil/ Secretaria Municipal de Educação).

14h – Palestra – SALA 1 – Videoconferência – Aprendizagem Ubíqua: experiências compartilhadas Palestrantes: Prof. Dr. Bento Duarte da Siva (Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal); Profa. Dra. Gladis Falavigna (Profa. UERGS); Profa. Dra. Elaine Alves (Profa. da Universidade Federal de Tocantis). Mediação: Prof. Me. Fabricio Soares (Prof. UERGS); Profa Ma. Aline Rizardi Machado (Coord. Pedagógica Ensino Fundamental/ Secretaria Municipal de Educação).

19h – Oficinas:

  • Oficina 1 “A BNCC na área de Matemática e suas tecnologias: novas práticas de ensino.” Curso Esp. em Ensino de Matemática no Ensino Médio – UFSM

  • Oficina 2 “O uso de materiais didáticos no ensino da língua estrangeira” Curso Lic. em Letras – Espanhol – UFPel

  • Oficina 3 “Negócios: criação de ideias, liderança e desenvolvimento pessoal.” Curso Téc. em Administração – IFFar

  • Oficina 4 “Criação de Objetos de Aprendizagem.” Curso Lic. em Computação – UFSM

  • Oficina 5 “Portais Educacionais: Possibilidades e Desafios” 9ªCRE

  • 18/10/2018 – Quinta-feira

14h – Roda de Conversa – Espaços de Inclusão Palestrantes: Profa. Dra. Vera Prola (Coord. Políticas Setoriais e Direitos Humanos); Profa. Dra. Janete Schubert (Profa. UNICRUZ); Psicóloga Maria Luiza Diello (Coordenadoria Desenvolvimento Humano). Mediação:Profa. Espec. Ana Luiza Telles (Coord. Educação Especial/ Secretaria Municipal de Educação).

18h – Sessão de Pôsteres

19h30 – Mesa Redonda – Diálogos sobre a caminhada de 10 anos do Polo UAB Cruz Alta: Uma década de ensino superior gratuitoPalestrantes: Elizabeth F. Dorneles (Secretária Municipal de Educação); Estela Maris Fagundes (Secretária de Governo e Sec. Municipal de Educação – 2005 a 2012); Cleonice Silva Mayer (Coord. Polo UAB 2008 a 2012); Odete T. Sutili Capelesso (Coord. Polo UAB atualmente). Mediação: Profa Ma. Clarissa Nicolodi (Coord. Pedagógica/Secretaria Municipal de Educação).

21h30min – Encerramento.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Peugeot Champs Elysées
Estude Medicina na Argentina

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!