Busca rápidaX

MANCHETES

Champs Elysees

Seminário sobre saúde pública em Ijuí acontece nesta terça-feira, 18

17 de setembro de 2018

Fazer diagnóstico sobre a saúde pública em Ijuí e construir soluções para o segmento, são alguns dos objetivos do 1º Seminário Municipal Sobre o Sistema de Saúde: Desafios e Possibilidades. O evento vai acontecer nesta terça-feira, 18, das 8 às 17 horas, no auditório da secretaria de Meio Ambiente de Ijuí.

A promoção é da comissão especial de Saúde Pública da Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde e Departamento dos cursos de Saúde da Unijuí. Conforme o presidente da comissão especial de Saúde do Legislativo, Adalberto Noronha, existem competências da prefeitura, Estado e governo federal para serem levadas em consideração. Frisou que o foco é discutir a atenção básica da saúde, que cabe ao município.

O resultado das reuniões desenvolvidas com as comunidades da cidade e interior de Ijuí, também com gestores, deverá ser colocado em debate no evento de amanhã. Adalberto Noronha comenta a necessidade do município trabalhar a saúde preventiva e não apenas curativa.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maocir Deves, por sua vez, frisa que existe muita troca de médicos em ambulatórios ijuienses, o que prejudica para que esses profissionais criem vínculos com as comunidades atendidas.

O Seminário Municipal Sobre o Sistema de Saúde de Ijuí, amanhã, vai abertura às 8 horas e 30 minutos. Às 8 e 45 vai ocorrer relato das reuniões desenvolvidas pela comissão especial de Saúde da Câmara de Vereadores, na cidade e interior.

Às 9 e 15 a temática vai abordar experiências positivas para organização da atenção básica, através do médico, Luis Artur Rosa Filho, que é epidemiologista e coordenador do curso de Medicina do IMED, de Passo Fundo.

Às 11 e 15, o Conselho Municipal de Saúde vai se manifestar sobre a importância do controle social e o papel dos usuários para qualificação do sistema de saúde. Amanhã à tarde, o seminário vai recomeçar às 13 e 30 com mesa redonda sobre proposições para qualificação da atenção básica. Às 16 horas vai acontecer definição das proposições a serem encaminhadas para gestores municipais e estaduais. Todos os interessados pode participar.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!