Busca rápidaX


Senador gaúcho defende realização de eleição municipal ainda neste ano

22 de maio de 2020

A eleição para escolha de prefeitos, vices e vereadores deverá acontecer neste ano, mas possivelmente não no dia 4 de outubro, como está marcado. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o senador gaúcho pelo PP, Luis Carlos Heinze, disse que na próxima semana vai ser criada uma comissão de senadores e deputados federais para debater o assunto.

Frisou que o pleito deverá ser realizado em novembro ou dezembro deste ano. Segundo Heinze, a maioria da classe política quer a eleição em 2020, assim como o Tribunal Superior Eleitoral, que organiza o processo.

A comissão que vai ser instaurada na semana que vem, também deverá avaliar as datas sobre as fases que antecedem o pleito, por exemplo, para oficialização de candidaturas, período de campanha, dentre outras questões. No entanto, o período de desincompatibilização já passou, ou seja, pessoas que precisam deixar cargos públicos para concorrer nas eleições municipais.

Essas alterações deverão ocorrer por conta da pandemia da Covid-19, que causa crise financeira, além de outros problemas. Luiz Carlos Heinze ainda observou que há dois bilhões de reais para a campanha política em todo o Brasil.

Por outro lado, na mesma entrevista na Progresso, o senador disse que o governo federal prometeu liberar, até o final deste mês, a primeira parcela de dinheiro, referente à ajuda emergencial para Estados e Municípios, em razão da pandemia. O pagamento deverá ocorrer em quatro parcelas. Em relação a Ijuí, a perspectiva é de que o município receba em torno de 10 milhões e 500 mil reais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí