Busca rápidaX

Sequência do inverno deverá ter chuvas menos volumosas na região de Ijuí

10 de julho de 2020

O inverno deverá seguir bastante chuvoso na região de Ijuí, porém, a partir de agora a tendência é que não haja grandes volumes no mesmo período, como ocorreu nesta semana, quando em cerca de 24 horas choveu cerca de 250 milímetros em alguns locais.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a meteorologista, Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, disse que o excesso de precipitação climática desta semana foi causado por um ciclone que se formou sobre o Rio Grande do Sul.

Agora o fenômeno metereológico se afastou para o alto mar. Amanhã e domingo a região novamente poderá ter chuva, porém mais fraca, com chegada de uma frente fria. Para a próxima semana a tendência é de chuva em diferentes momentos e com baixo acumulado. Após, para o final de julho existe previsão de mais instabilidade climática.

Desirée Brandt destacou que em relação ao mês que vem os prognósticos indicam chuvas melhoras distribuídas e não tão volumosas. Para setembro a previsão também é de chuva dentro da média histórica para Ijuí.

Porém, a meteorologista da Somar alerta que a região de Ijuí poderá verificar o fenômeno La Ninã na primavera e no verão. Mesmo assim, a primavera ainda deverá ter chuvas dentro da média. No entanto, no verão a tendência é de irregularidade de chuvas, por exemplo, em dezembro deste ano e janeiro de 2021, ou seja, com precipitação climática abaixo da média.

Ainda sobre o atual inverno, na mesma entrevista desta manhã, a meteorologista da Somar observou que em meados da semana que vem a microrregião de Ijuí deverá ter temperaturas mínimas de 3 graus.

Para agosto a previsão é de que as temperaturas mais baixas sejam verificadas por mais tempo, por exemplo, com mínimas de 5 a 6 graus, e máximas que não passam muito dos 12 graus. Por isso, existe tendência de geada em vários momentos nessa sequência do inverno, inclusive em setembro.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí