Busca rápidaX

MANCHETES

Serviço Sentinela em Ijuí orienta sobre o novo coronavírus e uso de máscaras

20 de abril de 2020

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o município de Ijuí conta com a equipe Sentinela, existente há cerca de um mês, que presta informações às pessoas sobre os mais variados assuntos no que diz respeito ao novo coronavírus.

Hoje pela manhã, o coordenador da equipe Sentinela, enfermeiro Eládio Santiago Sasso, e a médica residente em Medicina da Família e da Comunidade, Giovana Grando Menegon, concederam entrevista à RPI.

Eládio Sasso disse que o serviço atende somente via telefone, pelos números 3331-8837, 9-8451-1008 e 9-8451-1009. Destacou que os atendentes registram dúvidas diversas, sobre o novo coronavírus, mas também referente à vacinação contra a influenza, dentre outros temas relacionados a problemas respiratórios.

Caso haja necessidade de atendimento médico, as pessoas são orientadas a procurar os ambulatórios de referência. Eládio Sasso ainda destacou que com a abertura do centro de triagem nesta manhã em Ijuí, o serviço Sentinela passa a fazer uma espécie de interlocução, entre o centro de triagem e os ambulatórios. Ou seja, a pessoa que entrar em contato com o Sentinela, se precisar atendimento, é orientada a comparecer no centro de triagem.

O ambulatório de referência, na região onde reside o paciente, vai ser informado pelo Sentinela que existe uma pessoa para realizar acompanhamento. Já a médica residente, Giovana Grando Menegon, também na entrevista nesta manhã na Progresso, explicou sobre uso das máscaras de proteção facial, cujo item passa a ser obrigatório para funcionários de empresas em Ijuí e região, além de orientação para que demais pessoas também usem, principalmente ao sair às ruas.

Giovana Menegon destacou que qualquer tipo de máscara deve ser utilizado, no máximo por três horas. Porém, se tiver umidade, o tempo é menor. As máscaras cirúrgicas, ou seja, de cor branca, são descartáveis, portanto, não podem ser reutilizadas.

Já as máscaras de pano, feitas artesanalmente, podem ser reutilizadas. No entanto, o tempo de uso depende da condição do item, ou seja, se tiver em bom estado pode ser lavado por até 30 vezes. No entanto, a cada três horas a máscara de pano precisa ser substituída por outra limpa.

Para fazer a lavagem, a orientação é que a máscara de pano seja deixada em imersão com uso de água sanitária por 30 minutos. Devem ser colocadas duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água.

Após, é necessário lavar com água e sabão. Se a pessoa levar máscara de reserva para o trabalho ou outro lugar, é preciso colocar numa sacola plástica. Também é necessário lavar as mãos sempre antes do tocar as máscaras, que precisam cobrir o nariz. Para descartar, a orientação é colocar as máscaras em sacola plástica e deixar no lixo úmido, não no reciclável.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!