Busca rápidaX

MANCHETES

Serviços autorizados a funcionar em Ijuí devem atuar, especialmente, com tele-entrega

2 de abril de 2020

O comércio de Ijuí vai voltar a fechar hoje, pelo prazo de 15 dias. A determinação foi expedida ontem à noite pela prefeitura, que decidiu seguir o novo decreto do governo estadual que exigiu o fechamento de todo o comércio gaúcho, também por duas semanas.

O objetivo é reduzir a aglomeração e circulação de pessoas, em razão da pandemia de coronavírus. Com isso, em Ijuí, já a partir de hoje não poderão funcionar as lojas, centros comerciais, teatros, cinemas, casas de espetáculos, salões de beleza, clínicas, igrejas, dentre outros, que impliquem atendimento ao público, dentre outros. A rede hoteleira também segue fechada. No geral, as determinações são as mesmas da semana passada, quando o comércio também estava fechado.

Existe possibilidade apenas de funcionamento dos serviços essenciais em Ijuí, por exemplo, farmácias, supermercados, lotéricas, postos de combustíveis e agências bancárias, mas com necessidade de observar várias regras de higienização e distanciamento entre as pessoas.

Estabelecimentos que produzem alimentos, por exemplo, restaurantes e lancherias podem funcionar apenas com serviços de tele-entrega, ou seja, sem que as pessoas permaneçam nos locais. As indústrias e empresas de recebimento de grãos, neste período de safra de soja, também podem operar, mas com revezamento de escalas de trabalho dos funcionários e ainda medidas de higiene. Lojas de materiais de construção, da mesma forma, podem operar em Ijuí, no entanto, estritamente com tele-entrega. 

O transporte coletivo urbano em Ijuí, através da empresa Medianeira, pode funcionar neste período de duas semanas, em que o comércio em geral vai estar fechado. Porém, os ônibus somente têm possibilidade de funcionar somente em três momentos do dia, ou seja, entre 6 e 9 horas e 30 minutos, 11 e 30 e 14 horas, ainda das 17 e 30 às 20 horas.

Os coletivos não poderão ocupar mais que 50% da capacidade máxima e a higienização deverá ser reforçada, por parte da administração da empresa de transporte. Além disso, apenas usuários que pagam passagem têm acesso aos ônibus do transporte urbano ijuiense.

Não é válido, neste momento, o passe livre, utilizado na maioria das vezes por idosos. Aliás, pessoas com 60 anos ou mais não poderão utilizar os ônibus da Medianeira. Essa proibição também vale para grávidas e pessoas integrantes de outros grupos de risco. Serviços de mototáxias, táxis e de aplicativos também podem funcionar.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí