Busca rápidaX


Sete municípios da região de Cruz Alta podem manter bandeira laranja da Covid com a regra 0-0

27 de outubro de 2020

A região 13, de Ijuí, vai seguir na bandeira laranja, de risco médio, nesta semana no sistema de distanciamento controlado para a Covid-19. O governo gaúcho aceitou o recurso interposto pela Associação dos Municípios do Planalto Médio e voltou atrás em relação à indicação previa de classificação vermelha, de alto risco para a doença.

A nova rodada do distanciamento controlado começa hoje e segue até a próxima segunda-feira. Dessa maneira, continuam as mesmas regras vigentes em relação ao funcionamento do comércio, escolas infantis particulares, eventos e outros segmentos, porém, com normas de segurança.

A região de Santo Ângelo também conseguiu reverter a indicação preliminar de bandeira vermelha e permanece em classificação laranja. Embora reconheçam o agravamento em alguns indicadores, os recursos das duas associações regionais coincidem no argumento de que as regiões de Santo Ângelo e de Ijuí apresentavam, na última quinta-feira, ocupação de leitos de UTI abaixo da média estadual.

Já a região de Cruz Alta é única área do Rio Grande do Sul que nesta semana está na bandeira vermelha, inclusive nem apresentou recurso. A região de Cruz Alta apresentou piora em aluns indicadores, entre eles a elevação no número de hospitalizações para Covid-19 e de pacientes em leitos de UTI.

Mesmo na região de Cruz Alta, sete municípios podem se manter em bandeira laranja, pois não tiveram internações, nem óbitos por Covid nos últimos 14 dias. São eles, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Jucuizinho, Saldanha Marinho, Selbach e Tupanciretã.

A região de Palmeira das Missões, por sua vez, passou da bandeira amarela, que é a mais branda, para a classificação laranja. Já a região de Santa Rosa estava indicada e permanece na bandeira laranja.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí