Busca rápidaX


MANCHETES

Sete Povos das Missões recebem certificado de patrimônio cultural do Mercosul

12 de novembro de 2019

Os Sete Povos missioneiros receberam na tarde de ontem (11), em São Miguel das Missões, a certificação de patrimônio cultural do Mercosul, que reconhece o conjunto de 30 reduções de Brasil, Argentina e Paraguai.

“Até então, aqui, no Rio Grande do Sul, somente a redução de São Miguel tinham um reconhecimento internacional, da Unesco, como patrimônio mundial, histórico e cultural da humanidade. Agora, por entender a importância dos demais povos, o Mercosul reuniu o conselho de cultura para reconhecer todas as reduções”, afirma o ministro da Cidadania, Osmar Terra.

O processo para esse reconhecimento iniciou em 2015 e a ideia é dar mais visibilidade à historia e ao legado deixado pelos indígenas e jesuítas, como também aumentar o interesse turístico pela região.

“Estamos juntando três atividades em uma só. O reconhecimento cultural, o incremento no turismo e o desenvolvimento econômico, também, para o Noroeste do estado, que é muito importante. Talvez seja o maior passo que vai se dar na direção de acelerar o desenvolvimento econômico nos próximos 10 anos”, prevê o ministro.

O Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo foi tombado em 1938. Em fevereiro deste ano, foi autorizado o início das obras de requalificação urbanística do entorno do sítio. Entre as melhorias previstas, estão um novo pavimento de pedra, ciclovias com pavimento rígido, calçadas com pavimento em concreto e telas de aço, acessibilidade, trilhas, paisagismo e requalificação de três praças.

Já o Dossiê da Tava (lugar de referência para a memória e a identidade do povo Guarani), reúne os estudos que levaram este bem ao reconhecimento do Mercosul. O local sagrado, construído e habitado por ancestrais a pedido da divindade Nhanderu, já havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural do Mercosul.

Fonte: G1