Busca rápidaX

MANCHETES

Setor agrícola entregará reivindicações à Ministra da Agricultura que estará em Santo Ângelo devido à estiagem

7 de janeiro de 2022

O setor agrícola da região deverá entregar um documento único para a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que vai estar em Santo Ângelo na próxima quarta-feira pela manhã, com pedidos para amenizar as perdas causadas pela estiagem.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Laurindo Roberto Nikititz, frisou que haverá solicitação, por exemplo, para ampliação de seguro aos segmentos de maquinários e armazenagem, pois no momento há seguro apenas para o plantio das culturas, no caso, soja e milho, em situações de financiamentos.

Além disso, o setor do agronegócio quer a prorrogação de financiamentos com mesma taxa de juros de quando houve contratação, ainda crédito suficiente para que os produtores possam implantar a safra de inverno deste ano com boa qualidade. Isso porque, com a grande quebra na atual safra de milho, visto a falta de chuva, as fábricas de ração deverão necessitar de grande volume de trigo, aveia e triticale. Diante disso, a tendência é que os agricultores invistam na safra de inverno, até para fazer renda, em razão dos prejuízos com a safra de verão.

Laurindo Roberto Nikititz, que também coordena a região 12 da Farsul, abrangência de 22 municípios da região das Missões, na mesma entrevista na Progresso comentou que somente em Santo Ângelo as perdas estimadas na soja, milho e produção leiteira, com a seca, chegam a 200 milhões de reais. Além disso, a área de hortifrutigranjeiros também registra muito prejuízo.

Nikititz ressaltou a importância dos municípios decretarem situação de emergência para conseguir ajuda dos governos estadual e federal. A previsão é que a Ministra da Agricultura chegue no aeroporto de Santo Ângelo por volta das 9 horas de quarta-feira que vem. Após, Teresa Cristina vai visitar algumas propriedades rurais da Capital Missioneira a fim de verificar, pessoalmente, as perdas pela estiagem. Na sequência a Ministra vai participar de encontro na URI. Vai ser a primeira vez que Teresa Cristina estará na região Noroeste e Missões.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!