Busca rápidaX

MANCHETES

Setor crítico para alagamentos recebe obras de drenagem pluvial em Santo Ângelo

21 de maio de 2019

Está em execução uma das maiores obras de drenagem pluvial de Santo Ângelo para solucionar um problema que se arrasta há décadas, com transtornos para a população residente no setor da cidade entre o Bairro Ditz e a Avenida Getúlio Vargas.

Devido a sua extensão, a obra de tubulação será feita em duas etapas, uma já em andamento, com aproximadamente 500 metros, entre as ruas Santo Ângelo e São Luiz, no Bairro Ditz, até a Rua Marquês de Tamandaré. O investimento total deve alcançar R$ 250 mil. 

Conforme informações do secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros, este investimento irá aliviar a pressão das águas que descem pela galeria pluvial da Avenida Getúlio Vargas, prevenindo futuros alagamentos na área. “Esta galeria não comporta mais, não tem estrutura para suportar o grande fluxo de água das chuvas trazidas de parte da área leste da cidade. Esta primeira etapa previne a sobrecarga e contém os alagamentos”, afirmou Medeiros. 

Nesta semana o prefeito Jacques Barbosa esteve acompanhando a execução das obras que fazem parte do Plano Municipal de Prevenção a Alagamentos, com investimentos que superam os R$ 2,3 milhões, recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. 

O chefe do Executivo frisou que até o final deste mês mais de um quilômetro de tubulação pluvial estarão concluídos, nesta primeira etapa. As obras iniciaram na segunda quinzena de abril, pela Rua Antunes Ribas, trecho entre a Avenida Rio Grande do Sul e a ponte sobre o Rio Itaquarinchim, 424 metros; e na Avenida Venâncio Aires, no trecho entre a Avenida Rio Grande do Sul e Rua São José, Bairro São Carlos, nas duas pistas, com extensão de 800 metros e 70% concluída. 

DEPOIMENTOS

Sônia Iara Silva, moradora do Bairro Ditz a mais de quinze anos, destacou o trabalho do Governo Municipal para sanar os problemas causados pelas inundações das águas chuvas em frente ao salão de beleza onde trabalha. “Aqui, em dias de chuva, é muito difícil para os clientes atravessarem a rua e vieram até o salão. Só temos a agradecer esses investimentos tão esperados”, disse.

“Moro aqui há vinte anos, e a luta é constante, cada vez que chove é um desastre. Tive que fazer um muro para não entrar água, cansei de chegar em casa e estar tudo inundado. Isso daqui agora é um sonho que muitos duvidavam. Quando realizamos a reunião com o prefeito Jacques, ele prometeu e agora está cumprindo”, comemorou Welfarez Pedro Lorenzon, dizendo que as reivindicações na Rua Santo Ângelo, estavam sendo aguardadas há duas décadas.

Nesta primeira licitação, também serão beneficiadas com o Plano de Prevenção a Alagamentos, a Rua Vicente Manoel de Deus, entre as ruas Piratini e Tenente Fidélis – Bairro Missões – 275 metros de drenagem; entre as ruas Francisco Donato e Juca Raimundo, com 89 metros de tubulação, no Bairro Emília. Estas obras serão executadas em um prazo de 120 dias, conforme contrato assinado com a empresa vencedora do processo licitatório.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!