Busca rápidaX

Sexta-feira terá sol mas chuva deve voltar no sábado

26 de julho de 2018

 

Depois de uma semana chuvosa no Rio Grande do Sul, a instabilidade no tempo deve perder força nesta sexta-feira (27). Precipitações leves e isoladas ainda podem ocorrer no Litoral Norte, com  acumulados que não devem ultrapassar 5mm. Na maioria das cidades gaúchas, a previsão é de tempo aberto, com sol e poucas nuvens.

Segundo a Somar Meteorologia, Porto Alegre registrou o mês de julho mais chuvoso dos últimos três anos.  O acumulado registrado até agora é de 180,2mm: 28% acima da média climatológica de 141,3mm esperada para o mês. O recorde anterior ocorreu em 2015, quando o volume de chuva atingiu 308,7mm.

Julho, no entanto, não foi chuvoso apenas na Capital. O mês nem acabou ainda, mas já teve 22 dias com registro de chuva no Rio Grande do Sul, de acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ou seja, apenas quatro dias do mês até agora tiveram predomínio de tempo firme em todo o Estado. Em Porto Alegre, foram 11 dias com chuva.

A quinta-feira (26) teve precipitações volumosas no sul do Estado. Em Rio Grande e Canguçu, os acumulados chegaram a 40mm. A chuva mais intensa foi registrada em Santa Vitória do Palmar, onde choveu 54,4mm, quase metade do volume esperado para todo o mês. Os acumulados de julho no município já estão 62% acima da média.

Na sexta-feira, a temperatura segue estável em relação aos dias anteriores. Em Porto Alegre, a previsão é de temperatura entre 11°C e 19°C. Na quinta-feira (26), a Capital teve mínima de 14,6°C e máxima de 20°C.

— A semana deve terminar com uma mudança na direção do vento, que passa a soprar do norte do país, favorecendo o aumento da temperatura nesta sexta-feira, principalmente no extremo norte do Estado — explica o meteorologista da Somar João Basso.

A máxima desta sexta no RS deve ser de 24°C, em Iraí, na Região Norte.  Pela manhã, a sensação ainda deve ser de frio, com temperatura abaixo de 10°C em quase todas as regiões. Quaraí e Santana do Livramento, na Campanha, podem amanhecer com 6°C. A mínima do dia é esperada em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, que deve marcar 5°C

Chuva volta no sábado

A trégua da chuva será curta. No sábado (28), o tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul. São previstas pancadas de chuva em todas as regiões, mas com volumes baixos. A chuva deve chegar primeiro na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, as precipitações devem começar à tarde e ganhar força durante a noite.

— No domingo, ainda pode chover no Litoral Norte e na Serra, mas as instabilidades já começam a avançar para o norte do país, garantindo um início de semana com tempo firme no Estado — afirma Basso

Compartilhar
  • 34
  •  
  •  
  •  
  •  
    34
    Shares
Fonte: GaúchaZh

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!