Busca rápidaX

MANCHETES

Sicredi das Culturas divulga ações sociais para o Dia de Cooperar que acontece sábado, 01

29 de junho de 2017
O Sicredi das Culturas, com sede em Ijuí, deve mobilizar cerca de 800 voluntários em ações sociais no sábado, dia primeiro de julho, durante o Dia C – Dia de Cooperar. A programação é alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho. Segundo a assessora de Programas de Relacionamento do Sicredi das Culturas, Ana Panebecker, a perspectiva é que sejam beneficiadas 36 mil pessoas, dentre os 13 municípios de atendimento da cooperativa de crédito.

Em cada município onde há unidade do Sicredi vai ter algum tipo de ação. Em Ijuí, entre 9 e 16 horas, na Praça da República, as agências Sicredi Centro e São Francisco realizarão recolhimento de lixo eletrônico. A comunidade também vai ter possibilidade de descartar vidros. Já a unidade Sicredi Imigrantes vai estar, sábado, no Lar da Criança Henrique Liebich, com plantio de árvores frutíferas. Além disso, na mesma instituição, haverá entrega de alimentos não perecíveis, também materiais de higiene e limpeza que estão sendo recolhidos na própria agência.

Por outro lado, outra equipe de colaboradores do Sicredi vai efetuar plantio de árvores na usina da Ceriluz, imediações da ERS 155, a partir das 8 horas e 30 minutos. Em Augusto Pestana e Panambi ocorreu recolhimento de óleo de cozinha, com produção de sabão caseiro para destinar à instituições sociais. Já em Jóia o Dia de Cooperar vai ter revitalização e limpeza de nascente de água e em Panambi, plantio de árvores nas margens do rio Fiuza, além de limpeza do mesmo local. A comunidade pode ajudar e se envolver nas diferentes ações do Sicredi, especialmente no plantio de árvores.

Confira ações detalhadas do Dia de Cooperar em municípios da região:

Em Panambi, as equipes do Sicredi estarão promovendo duas ações. A primeira delas, “Plantando cooperação para uma vida mais verde”, consiste em realizar o plantio de árvores nativas em parceria com o grupo de Escoteiros,  nas proximidades das margens do rio Fiúza, em local estabelecido como área verde. A outra ação, “Óleo reciclado, planeta preservado”, arrecadou óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão. Os produtos fabricados, serão doados, no dia internacional do cooperativismo, para a Cruz Azul.
 
Em Condor, o “Brique da reutilização” movimentará a comunidade. Durante o dia 1º de julho estaremos proporcionando um momento e um local de troca, comercialização ou doação de artigos/produtos que não estão sendo mais utilizados. Os itens doados serão vendidos e o valor será revertido para o Hospital de Condor e a Liga de Combate ao Câncer.
 
Em Ajuricaba, a ação “Cooperar para sustentar” tem como objetivo plantar árvores frutíferas, montar canteiros com ervas medicinais e aromáticas na antiga escola da Linha 13, onde hoje são atendidas crianças de baixa renda no período escolar inverso. Através da Coopervalores produzem alimentos para o próprio consumo e as sobras são comercializadas.
 
E em Nova Ramada os trabalhos serão norteados pela ação “Meio ambiente sustentável, escola saudável”, junto à Escola Estadual de Ensino Médio DR Roberto Low, onde estaremos promovendo o recolhimento de lixo eletrônico/digital no dia 1º de julho. Em Coronel Barros, a ação “Recolher para proteger o meio ambiente”, também recolherá lixo eletrônico, em frente à agência do Sicredi, no dia 1º de julho, das 8h às 15h.
 
Em Santo Augusto, o trabalho acontecerá junto ao Centro do Idoso, através da limpeza e pintura do jardim, podas de árvores, plantio de mudas de flores e instalação de um banco de concreto. A equipe também promoverá um momento de ginástica laboral com os idosos presentes.
 
Em Jóia, o Dia C ficará registrado através da ação “Cooperando com o meio ambiente”, através da revitalização da Piscina Natural do município, com limpeza e organização do ambiente, plantio de árvores nativas e instalação de lixeiras.
 
Em Augusto Pestana, a ação “Reutilizar para limpar”, promoveu o  recolhimento de óleo de cozinha usado para a produção de 300 barras de sabão, que serão distribuídas para a comunidade local, durante o dia internacional do cooperativismo, juntamente com a receita para a fabricação, estimulando que as pessoas reutilizem seu óleo de cozinha e não descartem de forma incorreta no meio ambiente.
 
Em Coronel Bicaco, a ação “Páginas da Cooperação”, está arrecadando ivros na comunidade para a criação de pontos de leitura (minis bibliotecas) no município. Em parceria com a Secretaria de Educação do município e outras entidades, estes pontos serão construídos com materiais de reuso e os livros arrecadados durante a campanha serão disponibilizados para comunidade. O primeiro ponto de coleta será organizado junto ao hospital do município no dia internacional do cooperativismo.
 
Já em Chiapetta, a ação “Plantando para o futuro”, acontece a Escola Infantil Creche Pequeno Príncipe, onde será organizada uma horta comunitária na creche, com o objetivo de proporcionar segurança alimentar para as crianças, também será realizado o plantio de árvores para sombra. Em Bozano a ação também acontece junto à uma escola. Será realizada a revitalização da horta e do pomar da Escola Estadual São Pio X.
 
“Sombras do Futuro” é a ação que acontecerá em São Valério do Sul, a partir do reflorestamento do estacionamento do Parque Municipal.
 
Para o presidente da Sicredi das Culturas RS, Antenor José Vione, “ano após ano viemos promovendo ações de voluntariado no dia internacional do cooperativismo que visam beneficiar entidades e, consequentemente, a sociedade. Este é um dos propósitos da nossa instituição financeira cooperativa e é uma das formas com que entregamos nossa missão”.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!