Busca rápidaX

Sicredi das Culturas libera mais de 11 milhões para modernização de propriedades

24 de abril de 2020

Mais de R$ 1,4 bilhão foram liberados pela Central Sicredi Sul/Sudeste neste ano em linhas de crédito rural para investimentos no agronegócio e aumento da produção agropecuária. Na área de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG, com sede em Ijuí, foram mais de R$ 11 milhões em recursos liberados para o segmento, em 13 municípios do Rio Grande do Sul (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Chiapetta, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi, São Valério do Sul e Santo Augusto) e em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.

Através de diferentes modalidades, o acesso ao crédito permitiu aos produtores rurais a modernização das estruturas de suas propriedades, como aquisição de tratores, máquinas e implementos agrícolas. No total, foram 122 operações realizadas até a primeira quinzena de abril na cooperativa.

“Como grande diferencial relacionado ao acesso ao crédito rural, podemos destacar a agilidade na liberação de recursos junto à instituição financeira cooperativa, mais um benefício ao associado que busca no Sicredi alternativas para desenvolver a sua propriedade rural. É por meio de operações como estas que conseguimos auxiliar no   desenvolvimento econômico e social do segmento, fortalecemos o setor, e estimulamos a geração de renda na agricultura”, ressalta o diretor de Negócios da Sicredi das Culturas RS/MG, Cristiano Amorim Ourique.

Os recursos são provenientes de fontes como poupança rural e de linhas de investimentos BNDES e MCR (Manual do Crédito Rural). Esta última é destinada a produtores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).

Para o associado do Sicredi em Ijuí, Vanderlei Glitzenhirn, os recursos liberados através da linha Pronaf Investimento MCR irão ajudá-lo já no plantio de culturas de inverno como trigo e aveia. Para auxiliar nas atividades de sua propriedade, o associado fez a aquisição de uma plantadeira, “quando surgiu esta necessidade busquei recursos no Sicredi, com uma experiência positiva, pois foi um processo muito rápido, em cinco dias o recurso foi liberado”, afirma.

A aquisição de uma semeadora adubadora também irá auxiliar o associado Rafael Rochinheski, de Chiapetta, com as lavouras de inverno. Com o aumento de área plantada em sua propriedade surgiu a necessidade de aquisição do equipamento, que dará mais agilidade ao processo de plantio. A compra deste maquinário também representa uma aposta do agricultor para o desenvolvimento deste tipo de cultura. “Só tenho a agradecer e parabenizar a equipe da cooperativa pelo trabalho que realizam auxiliando o agronegócio, sempre nos ajudando com a disponibilização de recursos”, reforça o associado.

Estiagem: Para auxiliar os produtores rurais que foram impactados pela estiagem e consequentemente tiveram redução de produção das culturas de verão da safra 2019/2020, a Sicredi das Culturas RS/MG lançou recentemente a linha de crédito Estiagem Agro20. A iniciativa tem a finalidade de auxiliar os associados em eventuais demandas financeiras, proporcionando capital de giro ao agricultor para usos diversos. Como condições especiais, esta linha apresenta taxas a partir de 1,35% a.m., com prazo de até quatro anos para pagamento e parcelas mensais, semestrais ou anuais.

Mais informações sobre estas e demais linhas de crédito podem ser obtidas junto às agências da instituição financeira cooperativa na região.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Sicredi das Culturas
error: Conteúdo protegido!