Busca rápidaX

Sicredi desmistifica crenças sobre a poupança

11 de outubro de 2021

Para conscientizar a população sobre a importância de poupar dinheiro e da educação financeira, o dia 31 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial da Poupança. Durante todo o mês de outubro, a Sicredi das Culturas RS/MG se dedica ao tema, buscando principalmente tirar dúvidas e destacar a importância de se manter uma reserva financeira.

A poupança é o jeito mais tradicional de guardar dinheiro com baixo risco, segurança e a possibilidade de retirar o valor quando quiser. É a opção de investimento mais conhecida e de baixíssimo risco, sendo a mais indicada para quem está começando a investir. De acordo com a assessora de investimentos da Sicredi das Culturas RS/MG, Maiara Martini Furtado, ainda há muitas dúvidas sobre a poupança, mas existem, sim, benefícios que provam que a poupança é um bom investimento. “A poupança é uma forma de investimento simples e sem burocracia, a contratação é muito fácil e pode ser feita pelo internet banking, aplicativo ou diretamente em uma das agências do Sicredi. Com apenas R$ 20,00 já é possível começar a investir, e os aportes podem ser realizados de forma mensal, por meio de programações, ou esporádicos, como melhor se adaptar ao objetivo do investidor”, explica.

A assessora de investimentos dá a dica: “cuidar do futuro é construir uma reserva financeira. Por ser um investimento com liquidez, o dinheiro estará disponível para o investidor no momento em que ele precisar, o que faz a poupança ser uma boa opção para a criação de uma reserva de emergência, aquele valor que se deixa guardado para um momento de imprevisto, além disso, a poupança também é uma boa ferramenta para conquistar os sonhos e objetivos”.

Como funciona o rendimento da poupança? 

 Em relação ao rendimento da poupança, Maiara explica que por ser regulamentada pelo Banco Central, a remuneração acompanha a Taxa Selic e a variação da Taxa Referencial (TR). “Atualmente estamos em um cenário de aumento da taxa de juros, o que beneficia os investimentos de renda fixa, como a poupança. Quando a Selic for igual ou menor que 8,5% ao ano, que é a situação atual da nossa economia, a rentabilidade da poupança é 70% da Selic. Quando a taxa de juros está acima desse patamar, a poupança rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial”, esclarece.

Maiara explica ainda que no Sicredi a poupança conta com a segurança do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito e, além de ser um investimento muito seguro, tem esse benefício extra na instituição financeira cooperativa. “No Sicredi a poupança rende mais, porque os associados ganham parte dos resultados da sua cooperativa, aumentando assim sua rentabilidade. Em 2020, por exemplo, o associado da Sicredi das Culturas RS/MG que teve seu valor investido na poupança, teve um ganho adicional de cerca de 30% sobre os rendimentos. E o valor poupado é reinvestido na região, fortalecendo a economia local”, destaca a assessora de investimento da Sicredi das Culturas RS/MG, Maiara Martini Furtado.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso e Sicredi das Culturas
error: Conteúdo protegido!