Busca rápidaX

Sicredi financiou mais de 45% das instalações para geração de energia solar no RS em 2019

27 de janeiro de 2020
Technicians holding blueprints talking near large solar panels

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram instaladas no Rio Grande do Sul 13,2 mil novas unidades de geração fotovoltaica em 2019, um aumento de 164% em relação ao ano anterior. Desse total, 6 mil contaram com as linhas de crédito oferecidas pelo Sicredi, o que representa mais de 45% das instalações para geração desse tipo de energia.

“O Sicredi está atento às necessidades dos associados e à atual demanda por soluções mais sustentáveis, como a produção de energia limpa e renovável, o que resultou em um crescimento de 220% no número de operações dessa linha de crédito no último ano em relação a 2018”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Em valores financiados pelo Sicredi no RS, 2019 registrou volume de R$ 427 milhões, um aumento de 145% em relação a 2018, quando os financiamentos para aquisição de equipamentos para geração de energia solar atingiram R$ 174 milhões.

Em 2019, diversos projetos voltados para a instalação de Energia Solar, tanto para residências como para empresas, foram viabilizados na região a partir de financiamento junto à Sicredi das Culturas RS/MG. Para o associado André Bigolin, de Ijuí, a opção pelo sistema de energia renovável surgiu em função de seus benefícios voltados à responsabilidade ambiental e, principalmente, pela economia na conta de luz.

“Estava bastante insatisfeito com a conta de energia da minha residência, que vinha apresentando um valor muito elevado. A questão ambiental e o fato da energia fotovoltaica ser uma energia limpa, que pode preservar a nossa geração e as gerações futuras, também teve peso em minha decisão. Essa economia que estou tendo na fatura de energia elétrica consigo transferir para realizar o pagamento do financiamento do sistema e a partir do projeto que realizamos, num período de 48 meses, quando quitá-la, já terei o ganho real do investimento realizado”.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que a energia solar produzida no País representa 1,4% do total da matriz elétrica nacional. No ranking brasileiro de potência instalada, o RS ocupa a segunda posição, atrás apenas de Minas Gerais. 

Além do financiamento de energia fotovoltaica, o Sicredi oferece outras linhas de crédito que também contribuem com o desenvolvimento e a sustentabilidade como, por exemplo, o Pronaf ECO e a linha ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Sicredi das Culturas

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!