Busca rápidaX

Sindicato dos Professores Municipais de Ijuí considera grave e perigoso retorno de aulas presenciais

28 de abril de 2021

O Sindicato dos Professores Municipais de Ijuí (SMPI) está em desacordo com o recente decreto publicado pelo governador Eduardo Leite que institui bandeira vermelha em todo estado e possibilita dessa forma a retomada das aulas presenciais em todos os níveis da educação. O presidente da entidade, professor Rudimar Sheren, disse que a categoria considera ‘grave a perigoso’ o retorno nesse momento. Segundo ele, a decisão preocupa principalmente porque não há segurança sanitária o suficiente e pela conduta dos alunos principalmente na educação infantil e ensino fundamental. “Se adultos tem dificuldade em obedecer as normas de segurança, imagina crianças de até três anos e adolescentes” afirma.

Segundo ele, houve uma falha da política em geral ao tomar uma decisão que atende a pressões de determinados setores da sociedade, como alteração da bandeira preta para bandeira vermelha.

“Nenhum professor gosta ou está satisfeito com esse modelo híbrido de ensino, é claro que pensando no processo de ensino/aprendizagem existem grandes prejuízos porque não há o que substitua o contato presencial entre professor e aluno, porém, a vida também é um direito constitucional e é ela, a vida, que será colocada em risco ao reunir tantas pessoas em sala de aula” afirma o presidente do Sindicato, que conclui: “Espero que quem está forçando esse retorno possa se responsabilizar pelas consequências posteriormente”.

O ideal, segundo o representante dos professores municipais de Ijuí, seria o retorno com o mínimo de segurança, nesse caso, com a aplicação das vacinas aos profissionais da educação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí