Busca rápidaX


MANCHETES

Sindicato dos Servidores Públicos de Ijuí encaminha indicativo de greve ao poder Executivo

21 de junho de 2019

   O Sindicato dos Servidores Públicos de Ijuí (SSPMI) entregou no último dia 18 ao poder executivo, um indicativo de greve da categoria, visto o descontentamento na reforma de artigos, que, segundo o sindicato, implica na retirada de direitos dos servidores. Para o Presidente do Sindicato Rodrigo Corá, o movimento de uma eventual greve surgiu após assembleia da categoria. Segundo ele, as retiradas propostas pelo poder executivo atacam as aposentadorias dos servidores apenas, e não mudaria o fator financeiro aplicado na folha de pagamento atual.

    As alterações no regime do funcionalismo público atrelado ao regime de contingência não ataca, segundo Rodrigo Corá, cargos e comissão entre outros servidores que não estão inclusos no quadro geral. “O executivo precisa estudar formas de aumentar a arrecadação para saldar seus compromissos, e não tirar do servidor o seu direito adquirido” Disse o presidente. Rodrigo Corá deu exemplo dos trabalhadores que ganham hora máquina, uma espécie de insalubridade por ruídos, segundo ele, este é um item que o poder executivo quer retirar.

  Segundo o Prefeito Valdir Heck este indicativo de greve é uma afronta à gestão que está trabalhando para garantir o futuro dos servidores, com o recebimento dos vencimentos em dia. Heck argumenta que o município de Ijuí está atingindo o limite máximo dentro da lei de responsabilidade fiscal, no que diz respeito ao comprometimento das receitas com a folha de pagamento dos funcionários, ficando sem recursos próprios para investimentos em políticas públicas. Segundo o Prefeito, as conversas com o sindicato ainda são recentes e nada está decidido para que os funcionários organizem uma greve. “Isto não tem cabimento, caso ocorrer serei obrigado a cortar o ponto dos grevistas” disse Valdir Heck.  

   Perante o debate, os servidores públicos, através do seu sindicato,  devem se reunir com poder legislativo e executivo para discutir os parâmetros do projeto de alterações no regime geral dos servidores públicos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.