Busca rápidaX


Sindicato Médico do Rio Grande do Sul considera positivo o programa Médicos pelo Brasil

6 de agosto de 2019

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) considera positivo o programa Médicos pelo Brasil, lançado semana passada pelo governo federal. A iniciativa substitui o programa Mais Médicos, extinto no começo deste ano quando iniciou o governo de Jair Bolsonaro.

Durante entrevista na manhã desta terça-feira (6) na RPI, o presidente do Simers, Marcelo Matias, disse que o novo programa federal deverá povoar diferentes regiões do país com médicos, ou seja, locais em que há falta desses profissionais, como exemplo de municípios do interior e áreas ribeirnhas.

O presidente acredita nessa realidade, visto que o Médicos pelo Brasil vai criar uma carreira profissional para médicos, com salário inicial adequado e progressão desses rendimentos ao longo do tempo, o que deve motivar profissionais a atuar em municípios onde há poucos profissionais. 

Além disso, o presidente do Simers comentou que o novo programa federal vai exigir formação dos médicos participantes em saúde comunitária.O ingresso vai ocorrer através de processo seletivo, o que não acontecia com o Mais Médicos, que exigia apenas inscrição. Marcelo Matias acredita que entre 60 e 70% dos médicos por meio do novo programa atuarão em regiões menores do país.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí