Busca rápidaX


MANCHETES

Sindicato Rural de Ijuí avalia que redução de preços agrícolas causa endividamento de produtores

19 de fevereiro de 2018

O endividamento agrícola é um dos temas que preocupa agricultores. O presidente do Sindicato Rural Patronal de Ijuí, Ércio Eickhoff (foto), frisa que no geral a agricultura produz altas produtividades e mesmo assim existem produtores com dívidas. Para Eickhoff, o principal problema está na queda dos preços dos produtos agrícolas pagos aos agricultores. Nesse âmbito entra, especialmente, o leite, trigo, milho e arroz.

Sexta-feira passada houve reunião em Ijuí sobre endividamento agrícola.= Na ocasião, foi debatida a necessidade de nova política pública para a agricultura, por exemplo, com preço mais justo aos produtos, conforme os custos de produção, e não apenas prorrogação de dívidas. Já a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul quer a redução de juros para a agricultura familiar no novo plano safra, a ser anunciado em breve pelo governo federal.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, disse que recentemente houve diminuição da taxa Selic, pelo Banco Central, mas os juros da pequena agricultura seguem elevados.