Busca rápidaX

MANCHETES

Sindilojas Noroeste busca apoio da bancada gaúcha para as paralelas da BR 285, em Ijuí

28 de setembro de 2021
BR 285, perímetro urbano de Ijuí

Num movimento que tem parceria da Associação Comercial e Industrial e poder público de Ijuí, o Sindilojas Noroeste – Sindicato do Comércio Varejista – encaminhou uma carta com pedido de apoio aos deputados e senadores da bancada gaúcha no Congresso Nacional.

O objetivo é sensibilizar os parlamentares a fim de que na próxima reunião, a bancada possa disponibilizar aporte de 20 milhões de reais para que no próximo ano inicie a construção das vias paralelas na BR 285, perímetro urbano ijuiense.

O projeto para o trecho de mais de nove quilômetros já está aprovado, e até agora conta com 7 milhões e 200 mil reais oriundos de emenda parlamentar. Porém, o recurso ainda é pouco para dar início às obras, visto que o orçamento total é de 170 milhões de reais.

Confira o conteúdo da carta:

Ilmo. Sr. (Deputado Federal, Estadual, Senador)

Nós que representamos a classe empresarial de Ijuí, viemos por meio desta solicitar o apoio de V.S.ª para darmos início a uma grande empreitada, a qual já está sendo aguardada com grande expectativa, pois sua realização mudará de forma significativa os rumos do desenvolvimento de Ijuí e região.

Ijuí está localizada em uma região estratégica nos cenários geográfico e político do Rio Grande do Sul, com 83.475 habitantes, sendo o município mais populoso da região Noroeste, ocupando a 27ª colocação no ranking de retorno do ICMS no estado. Trazemos esses dados ao vosso conhecimento, para que possa compreender melhor o que nos motiva este contato.

Nos últimos anos houve um aumento significativo no número de veículos que utilizam a BR 285. Devido ao crescimento da cidade e da região, esta rodovia já se encontra em área urbana do município e tem sido palco de diversos acidentes, trazendo insegurança para pedestres e colaboradores das diversas empresas que se localizam as margens desta BR.

Para contornar essa situação, foi aprovado um projeto que prevê a criação de vias paralelas à BR 285, que será de extrema importância para o trecho de mais de nove km dando acesso lateral à cidade, liberando as pistas principais, e permitindo um fluxo mais rápido e seguro, com melhor trafegabilidade e fluência no trânsito para quem utiliza essa passagem em direção a outras cidades. Esta obra promete proporcionar níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia no transporte de pessoas, mercadorias e escoamento de produção agrícola, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento regional.

O Projeto aprovado, está orçado em 170 milhões de reais. Na reunião da bancada gaúcha que aconteceu em fevereiro deste ano, conseguimos o apoio de alguns deputados que disponibilizaram a quantia de 7.2 milhões em emenda parlamentar, no entanto, para que a obra possa ser iniciada em 2022, será necessário um aporte de mais 20 milhões de verba da bancada gaúcha. Assim pedimos a V.S.ª que se sensibilize junto a seus pares, para que na próxima reunião da bancada gaúcha seja destinado este valor, e, assim possamos dar início à execução e tornarmos realidade este projeto tão importante para nossa região.

Certos de que podemos contar com vosso apoio, nós enquanto representantes da classe empresarial, e, em nome das centenas de milhares de munícipes de Ijuí e região, agradecemos sua atenção, e ficamos a disposição para esclarecimentos.

Bruno Alberto Hass

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ijuí

Ijuí data

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí e Sindilojas Noroeste
error: Conteúdo protegido!