Busca rápidaX

Sine de Ijuí registra grande procura por encaminhamentos de seguro desemprego

6 de abril de 2020

Mesmo com o trabalho somente interno e sem atendimento ao público, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Ijuí já registra uma grande procura por informações sobre como encaminhar o seguro desemprego. Segundo o coordenador da agência, Flamarion Miranda, nos últimos dias os telefones tem tocado constantemente com trabalhadores relatando a necessidade de encaminhar o benefício. 

O coordenador ressalta que não tem como precisar números exatos de pedidos, contudo acredita que até o próximo dia 16 devem ser feitos cerca de 1.000 encaminhamentos de seguro desemprego na agência. Ele destaca ainda que o Sine atende 12 municípios da região e, portanto, os números não valem somente para Ijuí.

O Presidente da Associação Comercial  e Industrial de Ijuí, Nilo Leal, confirma o fato e diz que já estão havendo demissões no município, devido o atual período de enfrentamento ao coronavírus. Segundo Leal, há empresas que também deram férias coletivas, individuais e até mesmo aviso prévio aos trabalhadores. “Alguns empresários estão conseguindo pagar a folha de pessoal com adiantamento do cartão de crédito e com descontos de cheques pré datados, mas há aqueles que não tem outra saída a não ser demitir ou fazer um acerto com o funcionário”, afirmou.

Já o presidente do Sindilojas de Ijuí, Bruno Hass, também confirma que a situação é preocupante e diz que o problema só tende a aumentar cada vez mais. Por outro lado, destaca que alguns empresários e trabalhadores estão encontrando outras maneiras de seguir com os negócios, como por exemplo a adesão ao sistema “delivery“, ou seja, tele-entrega dos produtos.

Apesar de preocupante, é uma situação real, destacam os representantes. Como a agência do Sine está fechada, os trabalhadores que, por ventura, virem a ser demitidos, podem encaminhar o seguro através do site servicos.nte.gov.br, ou então através dos aplicativos ‘Sine Fácil’ e ‘Carteira de Trabalho digital’. Contudo, todas as pessoas que realizarem a solicitação e o agendamento pelo site, deverão ir até o Sine encaminhar o seguro.

Por isso, a agência prevê abrir as portas no próximo dia 16 de abril para atendimentos diferenciados de seguro, porém, isso somente irá ocorrer se o governo do estado não emitir um novo decreto com prorrogação do prazo de suspensão de atendimentos. O dinheiro do seguro é liberado para os trabalhadores 30 dias após a data dos encaminhamentos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!