Busca rápidaX

Sinepe sugere que aulas em escolas particulares comecem de forma gradativa no final deste mês

14 de maio de 2020

O Sinepe – Sindicato do Ensino Privado – do Rio Grande do Sul sugere que as escolas privadas retomem as aulas presenciais na última semana deste mês, caso houver adaptação dos educandários a todas as normas de higiene e segurança para combate ao novo coronavírus.

Durante entrevista na RPI, o presidente do Sinepe, Bruno Eizerik (foto), disse que aos poucos os pais retomam as atividades profissionais, por isso precisam deixar os filhos nas escolas. A principal ideia da entidade é que a retomada das aulas ocorra de maneira gradual; primeiro com a Educação infantil, após o Ensino Fundamental e o terceiro ano do Ensino Médio, pois esses últimos estudantes vão ter quer realizar vestibular e o Enem no final do ano.

No entanto, Bruno Eizerik frisou que há quem defenda, primeiramente, a volta de atividades nas escolas particulares com o Ensino Médio. O presidente do Sinepe, na mesma entrevista na Progresso, observou que a divisão do Rio Grande do Sul por bandeiras, conforme o grau de preocupação com a Covid-19, é positiva.

Opinou que isso pode ajudar na retomada das aulas presenciais, primeiramente, nas regiões onde a bandeira e mais branda, por exemplo, a bandeira amarela, que também abrange a região de Ijuí. Bruno Eizerik esclareceu que já há educandários particulares que realizam adaptação dos ginásios de esportes para servirem como locais de aulas, com o devido distanciamento entre os alunos.

Em relação à dificuldade financeira enfrentada por muitas famílias neste período de pandemia, o presidente do Sinepe pede que as escolas particulares concedam descontos às famílias no pagamento das mensalidades, ainda, se possível, posterguem cobranças, além de abater juros e multas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí