Busca rápidaX

MANCHETES

Champs Elysees

Sistema de biometria provoca atrasos na votação em seções eleitorais do Rio Grande do Sul

7 de outubro de 2018

Os eleitores de parte das seções eleitorais do Rio Grande do Sul enfrentaram filas para votar neste domingo (7), no primeiro turno das Eleições 2018. A demora ocorreu em função da identificação biométrica utilizada em algumas urnas.

Em Porto Alegre, na Escola William Richard Schisler, no bairro Menino Deus, houve filas na maioria das seções. O tempo médio de espera foi de 30 minutos.

Em Pelotas, na Região Sul do estado, também foram registradas muitas filas. Os eleitores idosos tiveram dificuldades com o reconhecimento da digital, e algumas pessoas chegaram a aguardar uma hora para votar. Depois das 17h, horário de encerramento da votação, os fiscais de duas seções na Escola Municipal Getúlio Vargas, também em Pelotas, distribuíram senhas para as pessoas que continuavam na fila para votar.

Também houve problemas com a leitura de digitais em Itaara, na Região Central do Rio Grande do Sul. O leitor biométrico não estava identificando as digitais dos agricultores do município por causa dos seus dedos calejados, o que acabou causando atrasos na votação.

O sistema também apresentou problemas em Santa Rosa, na Região Norte. O reconhecimento da digital estava lento em algumas seções, e os eleitores precisaram aguardar para votar. No Colégio Liminha, eleitores chegaram a esperar até 3 horas para votar.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, a demora na identificação biométrica em urnas é normal.

“É um procedimento que torna um pouco mais lenta a identificação do eleitor e tende a gerar filas. Essa é uma evolução natural do nosso cadastro, é só questão do volume de eleitores a serem identificados biometricamente e, em Porto Alegre, o fato de ser uma primeira experiência com a identificação biométrica”, afirma Wobeto.

Ainda de acordo com Wobeto, a legislação eleitoral prevê que os eleitores que estiverem na fila quando encerrar o horário de votação, às 17h, receberão uma ficha para votar após o horário. O atraso já era previsto em função de ser uma eleição mais complexa, com votação de seis cargos.

Compartilhar
  • 11
  •  
  •  
  •  
  •  
    11
    Shares
Fonte: G1 RS

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!