Busca rápidaX

Sistema do TJ-RS sofre ataque de hackers e maioria dos processos estão paralisados; demandas urgentes seguem sendo atendidas

30 de abril de 2021
(Foto: Arquivo RPI)

Desde quarta-feira o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul vem sofrendo ataques de hackers, o que vem gerando grande transtorno em todo o âmbito judicial no Estado. Com isso, a orientação é de que os processos que constam no sistema informatizado não devem ser acessados e a orientação é de que os servidores não acessem as plataformas da instituição. De acordo com  Eduardo Giovelli, Diretor do Fórum de Ijuí, os processos que pedem urgência estão sendo atendidos, mas audiências foram cancelados, dados processuais informatizados não puderam ser acessados, prazos processuais estão suspensos desde quarta-feira (28) e despachos eletrônicos seguem paralisados. Ainda não se sabe a extensão dos danos, e se foi perdido algo.

Não é a primeira vez que são registradas invasões no sistema de informática do Tribunal de Justiça do RS. No final de 2020 a situação já havia sido registrada.

O caso segue sob investigação interna do Tribunal de Justiça, com apoio do Conselho Nacional de Justiça. A Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos e de Defraudações da Polícia Civil também vai atuar no episódio. Ontem (29), o Ministério Público designou uma equipe da Promotoria Especializada Criminal designada para acompanhar as investigações da polícia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí