Busca rápidaX

Smed inaugura agroindústria e entrega trator zero à Escola Fazenda do Imeab

10 de agosto de 2018

Novos investimentos feitos pelo Poder Executivo de Ijuí, na Escola Fazenda do Instituto Municipal de Educação Assis Brasil (Imeab), foram apresentados nesta manhã a um grupo de convidados, em ato realizado na Escola Fazenda.

O ato coordenado pela Secretaria Municipal de Educação foi uma espécie de prestação de contas. “Aqui tudo se faz com planejamento”, garantiu o secretario Eleandro Lizot ao retomar rapidamente a história da Escola nos últimos 18 anos (do ano 2000, quando estavam em vias de serem extintas as atividades da Escola Fazenda, e até hoje com investimentos sendo feitos e capacidade de produção ampliada).

Para o secretário, isso é resultado do planejamento e do olhar que a gestão tem para a educação como ferramenta de transformação. “Em 2001 com a chegada do prefeito Valdir Heck à Administração começamos a pensar na reestruturação da Escola e do curso. E, de lá para cá, muitas coisas aconteceram”, disse, lembrando da saída de um processo de extinção para o início de um processo de reconstrução.

O investimento na construção da agroindústria foi realizado com a aplicação e R$ 211.938,43 em recursos próprios e na aquisição do trator foi de R$ 125.900,00 também recursos próprios. A diretora do Imeab, Zeni Portella, agradeceu a presença das autoridades, professores, alunos e convidados. “Para nós este é um momento muito especial.

A nossa é uma escola pública e sendo assim, a obrigação do Poder Público seria tão somente com o Ensino Fundamental e com a Educação Infantil, entretanto a Administração Municipal mantém o curso em nível médio e técnico e, por isso, nós agradecemos pelos investimentos feitos, que vêm para a qualificação do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio”, frisou.

O vice-prefeito Valdir Zardin também deixou a sua mensagem a todos. “A gente fica muito feliz pela utilidade que vocês vão dar à agroindústria e às atividades agrícolas, aqui”, disse ao destacar a importância dos investimentos feitos. E, na sequência, o prefeito Valdir Heck completou: “quando o professor Eleandro falava que isso aqui estava para ser fechado, nós entendemos que não poderíamos cometer esse erro histórico, porque temos o trabalho muito importante e que faz a diferença. Nós investimento no Imeab porque sabemos a importância que tem a produção rural qualificada”, disse. Valdir lembra que tem todas as gestões os investimentos são feitos porque o Imeab tem sido importante para sair do binômio: trigo e soja.

Pelas competências da produção agroindustrial passam: a aplicação de tecnologias de produção para obtenção dos produtos agroindustriais a partir de matéria-prima adequada; planejar, orientar, monitorar e realizar o programa de higiene e sanitização na agroindústria, assim como a realizar o processo de conservação e armazenamento da matéria-prima e produtos agroindustriais e orientar, coordenar, avaliar e realizar o plano de controle de qualidade da produção agroindustrial, respeitando a legislação vigente.

Além do prefeito Valdir Heck, do vice Zardin e equipe da Smed, comunidade escolar (diretores, professores, servidores, alunos e pais), lá também estiveram secretários, vereadores, líderes de entidades de classe e veículos de comunicação, entre outros. O ato foi marcado ainda pelas apresentações das alunas Ana Lúcia Maicá, Alessandra e Ana Júlia que declamaram poesias.

Compartilhar
  • 17
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    17
    Shares
Fonte: Prefeitura
error: Conteúdo protegido!