Busca rápidaX

Soja tem maior queda de preço num único dia referente aos últimos 17 anos na região de Ijuí

18 de junho de 2021

O mercado agrícola traz notícias preocupantes, nesta sexta-feira, 18, em termos de preços das commodities. O preço médio da saca da soja, na região de Ijuí, caiu 11 reais de ontem para cá. Nesta sexta-feira a oleaginosa é comercializada com valor médio de 136,02 a saca. Ontem estava em 147. O trigo, hoje, com preço de 77,04 e o milho, 79,02, também registram queda de cotação.

O corretor de cereais da empresa Solo Corretora de Cereais de Ijuí, Índio Brasil, esclarece que no tocante à soja, o denominado “valor de pedra” desta sexta-feira reflete as baixas recordes de ontem, pois o mercado perdeu mais de um dólar por buschel. No entanto, Índio Brasil frisa que nessa semana houve uma tempestade de fatos negativos na bolsa de Chicago que começou pela especulação do governo dos Estados Unidos para evitar inflação maior nos alimentos. A administração americana reduziu a necessidade de biocombustíveis misturado com diesel e etanol, o que resultou em forte queda no preço do óleo de soja dos Estados Unidos e pressionou todo o complexo. Além disso, houve divulgação da tendência americana de elevar a taxa de juros antes de 2023. O mercado reagiu com a compra de moedas e os Estados Unidos perderam a competitividade frente às exportações, o que encareceu os produtos norte americanos.

O corretor, Índio Brasil, ainda destaca que a volta das chuvas no território americano é outro fator que pode influenciar na diminuição do preço da oleaginosa no Brasil. Por outro lado, os fundos tinham organizado posições perante à soja em razão do baixo estoque e insegurança do clima nos Estados Unidos, mas com essas reviravoltas, fizeram grandes vendas do produto, diante disso, o mercado perdeu muito valor nos últimos dias. Índio Brasil observa que há pelo menos 17 anos não era verificado algo parecido em termos de queda do preço da soja. Evento semelhante tinha acontecido em 2004, quando a China detectou soja tratada em meio a carregamentos oriundos do Brasil.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí