Busca rápidaX


Suspeitos de roubo de gado são presos na divisa do RS com a Argentina e o Uruguai

23 de julho de 2018

 

A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira (23) oito pessoas por roubo de gado e posse de armas em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. As investigações da Operação Ponto Extremo começaram em abril. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão. A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) recebeu reclamações de produtores rurais sobre o aumento no número de ocorrências de abigeato (roubo de gado) na região.

Os policiais chegaram até uma organização criminosa especializada em abigeato de carneada, quando o animal furtado é abatido no campo, logo após o roubo. O grupo, formado por 11 pessoas, é suspeito de ser responsável por mais de 20 casos em 2018.

Segundo as investigações, eles atuavam nos municípios de Uruguaiana e Barra do Quaraí, além da cidade uruguaia de Bella Unión.

Os criminosos carneavam os animais no campo, sem condições de higiene e fora das normas legais. A carne era levada para Barra do Quaraí, onde era comercializada. Os suspeitos usavam barcos e veículos para transportar a carne. O Rio Uruguai era a principal rota de fuga, segundo a polícia.

O total de ordens judiciais a serem cumpridas são 13, sendo quatro mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão, expedidos pela Comarca de Uruguaiana. A operação deve indiciar, pelo menos, 11 pessoas, conforme os delegados André Mendes e Cristiano Ritta.

Fonte: G1 RS