Busca rápidaX

Suspensas diante da pandemia, Hospitais de Ijuí preparam retomada gradual de cirurgias eletivas

28 de julho de 2021

Diante do cenário de desabastecimento de medicamentos do chamado ‘kit intubação’ que muitos hospitais do Brasil enfrentaram no ano passado, no pico da pandemia, algumas medidas foram tomadas pelos estados, buscando priorizar os tratamentos relativos a Covid-19.
No Rio Grande do Sul, hospitais públicos e privados foram orientados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) a cancelarem a realização de cirurgias e procedimentos eletivos por tempo indeterminado. Desde então hospitais de Ijuí também passaram a adotar a medida e cancelaram a realização dos procedimentos. No entanto, no dia 01 de julho deste ano, o estado atualizou o decreto emitido no segundo semestre de 2020. No novo documento, a SES orienta que a retomada das cirurgias eletivas a partir deste mês ocorram de forma gradativa considerando o cenário epidemiológico de cada região monitorado pelo sistema 3As.

Em contato com a assessoria de comunicação de uma das casas de saúde que serve como referência para toda região, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), foi confirmado que desde o ano passado os procedimentos estão suspensos. Segundo o assessor Allan Diniz, a prioridade ainda é para tratamentos relacionados a Covid. Ele afirma que, infelizmente, a pandemia ainda é uma realidade muito presente na mencionada casa de saúde. A previsão, segundo ele, é para que os referidos procedimentos voltem ao normal, somente no ano que vem. Mas, enquanto isso, o HCI continuou realizando as cirurgias consideradas urgentes, como por exemplo as oncológicas e cardíacas.

Já no Hospital Bom Pastor de Ijuí, segundo a Diretora Executiva Rosane Schiavo, a exemplo das demais casas de saúde, os referidos procedimentos também foram suspensos. No entanto, a partir deste mês, diante da redução nas internações Covid, o hospital está se organizando para retomar as cirurgias eletivas bem como demais atendimentos a nível ambulatorial de consultas e exames nas diversas especialidades.
A diretora entende ser importante voltar atender as demais patologias não Covid que ficaram com represamento, para evitar o agravamento dos casos.

No Hospital Unimed Noroeste de Ijuí os procedimentos eletivos já foram retomados. Segundo a assessoria de comunicação, o Centro Cirúrgico está com a rotina normalizada e os procedimentos são realizados sem restrições. O assessor de comunicação, João Luiz Bindé, afirma que existe uma demanda reprimida de intervenções cirúrgicas que deixaram de ser realizadas no pico das internações por Covid, mas, médicos e pacientes já começaram a reagendar os procedimentos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí