Busca rápidaX

Tema da Semana Farroupilha deste ano tem fortes ligações com região de Ijuí

13 de setembro de 2018

O tema “Tropeirismo”, que norteia a Semana Farroupilha deste ano, tem muita ligação com a região de Ijuí. Durante entrevista hoje pela manhã na Rádio Progresso, o coordenador da 9ª Região Tradicionalista, Jorge Malheiros, ressaltou que a região ijuiense teve grandes tropeadas, com rota de passagem dos tropeiros. Isso ocorreu, por exemplo, com uso de mulas, equinos e boiadas.

Cada CTG ou entidade tradicionalista que compõem a Semana Farroupilha, em Ijuí, vai desenvolver um sub-tema do Tropeirismo durante a programação, especialmente no desfile de 20 de Setembro, na rua Benjamin Constant.

O Grupo de Folclore Chaleira Preta tem como sub-tema “Tropeirismo Missioneiro – Primeiro Ciclo das Missões”. Já o Grupo Folclorico Fogo de Chão atua com a temática “Tropeirismo Missioneiro – Segundo Ciclo das Missões”.

O CTG Avô Maragato trabalha com “Ciclo do Muar”; o CTG Laureano Medeiros com temática “Os Cinco Grandes Caminhos”; e o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco, sobre usos e costumes do tropeiro. O Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro tem como sub-tema “Tipos de Tropas”; o CTG Querência Xucra temática sobre “A Comitiva”; CTG Velho Vargas referente ao tropeirismo regional; e o CTG Farroupilha de Ijuí desenvolve assunto sobre os 75 anos da própria entidade.

A Semana Farroupilha, em Ijuí, vai ser aberta às 18 horas de hoje na Praça da República. Na ocasião, haverá chegada da chama crioula que está no CTG Farroupilha e distribuição para as entidades tradicionalistas.

O protocolo de apresentação do evento desta quinta-feira, na praça central ijuiense, vai ser feito por Gilmar Feltraco e Viviane Silva. A entrega da chama crioula, oriunda do CTG Farroupilha, vai ocorrer por parte de Marcelo Von Groll.

Já o acendimento da chama crioula no candeeiro existente na Praça da República acontecerá através de Gilberto Franco. Villi Gottschefski vai distribuir a chama crioula para as entidades tradicionalistas ijuienses. A alocução cívica de abertura da Semana Farroupilha em Ijuí vai ocorre por parte de Elenir de Fátima Dill Winck, vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

 O tradicionalista homenageado é Neri Santana. Por outro lado, as entidades tradicionalistas ijuienses se revezarão na guarda da chama crioula na Praça da República. De hoje, até às 7 horas de amanhã, a responsabilidade é do Grupo de Folclore Chaleira Preta.

Das 7 às 15 horas de amanhã a guarda da chama crioula vai ficar por conta do CTG Querência Xucra; e das 15 horas de amanhã às 7 horas de sábado, através do CTG Avô Maragato. Hoje à noite, os CTGs e demais entidades ijuienses servirão jantar típico gaúcho.

Compartilhar
  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
    9
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Peugeot Champs Elysées
Estude Medicina na Argentina

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!