Busca rápidaX


MANCHETES

Tempestade Yakecan derruba temperaturas na região de Ijuí mas não deve causar estragos

17 de maio de 2022

A tempestade Yakecan, que significa o som do céu, em tupi-guarani, causa instabilidade climática, com frio intenso e ventos que podem ultrapassar 100 km/h nas regiões do Litoral e Sul do Rio Grande do Sul. O temporal deve se intensificar na tarde de hoje e também se estender pela costa brasileira, até o litoral de São Paulo.

No município de Urupema, Serra de Santa Catarina, hoje ocorreu a primeira neve do ano. Já em São Joaquim houve chuva congelada. Em Bom Jardim da Serra, a temperatura mínima foi de -2,4 graus. No Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes, região dos Campos de Cima da Serra, a mínima foi de 2 graus, mas sensação térmica de -7,6 graus. Os municípios gaúchos de Cambará do Sul, Canela e Soledade também constataram sensação térmica negativa. Diversos municípios das regiões Sul e Litoral do Rio Grande do Sul suspenderam as aulas, visto a tempestade.

Para Ijuí e região, a meteorologista da Rádio Progresso, Camila Cardoso, ressalta que não existe tendência de que a tempestade Yakecan cause problemas como o que está previsto para o Sul e Leste do Estado. Ela frisa que haverá temperaturas baixas e vento persistente, superior a 40 km/h, que pode chegar a 60 km/h. Por isso a sensação térmica é de temperaturas muito baixas. As máximas em Ijuí, nesta terça-feira não devem ultrapassar 12 graus. A mínima na Colmeia do Trabalho, hoje, ficou entre 7 e 8 graus.

Camila Cardoso observa que o tempo fica nublado durante grande parte desta terça-feira, quando também ocorre entrada de uma massa de ar frio oriunda do Norte da Argentina. Diante disso, Camila Cardoso chama atenção para frio muito intenso especialmente nesta próxima noite em Ijuí e região. Para amanhã, a previsão é semelhante ao que acontece nesta terça-feira.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí