Busca rápidaX


Termina campanha de vacinação contra febre aftosa e região de Ijuí registra bom movimento nos últimos dias

31 de maio de 2019

A Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, acredita que os índices vacinais de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa tiveram bom acréscimo nos últimos dias. A campanha de imunização terminou hoje. Especialmente ontem e hoje houve grande movimento pela vacinação nos 29 municípios de abrangência do órgão.

Nesta sexta-feira, na Inspetoria Veterinária de Ijuí, ocorreu intenso movimento de produtores para apresentar notas fiscais de compra do medicamento. Números de ontem apontam que em Ijuí a imunização anti-aftosa atingia 82%; em Jóia, 78; e Barra do Guarita, 88%.

Tenente Portela era o município da Coordenadoria de Agricultura de Ijuí com melhor índice vacinal contra a aftosa, com 91%. Porém, agora é preciso aguardar os números de hoje. As notas fiscais de compra das vacinas podem ser entregues nas Inspetorias Veterinárias até a próxima sexta-feira.

Rio Grande do Sul

A cobertura da vacina contra a febre aftosa, cuja primeira campanha do ano termina nesta sexta-feira chegou a 81,4% do rebanho gaúcho, segundo dados apurados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O valor é referente às vacinas aplicadas e já comprovadas pelos produtores nas Inspetorias de Defesa Agropecuária.

Os dados ainda são parciais porque o produtor poderá declarar a vacinação dos animais até 7 de junho. “Além disso, as digitações dos dados ocorrem até o final de junho pelos servidores das unidades locais da secretaria”, explica o fiscal estadual agropecuário Marcelo Göcks.

Dados compilados até a manhã de 31/5
• Índice vacinal na população de bovídeos: 81,40%
• Índice vacinal de propriedades com bovídeos: 78,43%

• População bovídea envolvida na etapa: 12.596.856
• População bovídea vacinada: 10.253.633
• Propriedades envolvidas na etapa: 291.094
• Propriedades fiscalizadas pelo Serviço Veterinário Oficial: 5.110 (superando meta de 4.366 – 1,5% do total)

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí