Busca rápidaX

MANCHETES

Trabalhadores dos Correios encerram greve no RS

13 de março de 2018

Menos de 24 horas após entrarem em greve, os trabalhadores dos Correios decidiram encerrar nesta segunda-feira (12) a paralisação da categoria no Rio Grande do Sul. A decisão ocorreu em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado (Sintect-RS) no fim da tarde desta segunda-feira. O serviço voltará ao normal a partir das 23h59min desta segunda-feira — à meia-noite, inicia-se um turno. 

A categoria decidiu encerrar a greve após julgamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que deliberou que os empregados dos Correios e seus dependentes deverão pagar mensalidade para manter os planos de saúde.

Segundo o sindicato, 60% da categoria — em todas as funções — no Estado aderiram à paralisação nesta segunda-feira — o Sintect não contabiliza Santa Maria e cidades da região, representadas por outro sindicato. Segundo a entidade, a greve no RS chegou ao fim, pois a decisão do TST é definitiva. Agora, a categoria aguarda a publicação do acórdão do julgamento para analisar a peça e decidir novos encaminhamentos. 

O Sintect informou que outras reivindicações dos trabalhadores dos Correios, como novas contratações e o não fechamento de agências, são pedidos antigos e devem seguir na pauta. 

A estatal se pronunciou por meio de um comunicado, no qual reconhece que "a greve é um direito do trabalhador", mas no qual afirma que "um movimento dessa natureza, neste momento, serve apenas para agravar ainda mais a situação delicada pela qual passam os Correios e afeta não apenas a empresa, mas também os próprios empregados".