Busca rápidaX

Traficante mexicano ‘El Chapo’ é sentenciado à prisão perpétua nos EUA

17 de julho de 2019
Traficante 'El Chapo' desembarca nos EUA, em janeiro de 2017, após ser extraditado. — Foto: U.S. law enforcement via AP

O traficante de drogas mexicano Joaquín “Chapo” Guzmán, conhecido como “El Chapo”, foi sentenciado nesta quarta-feira (17) à prisão perpétua, por um tribunal federal em Nova York, nos Estados Unidos. Ele deverá recorrer da sentença, segundo informou seu advogado.

Além da prisão perpétua, Chapo, um dos fundadores do cartel de Sinaloa, considerado o maior do mundo, foi sentenciado a mais 30 anos de prisão por porte de armas de fogo ea entregar US$ 12,6 bilhões (R$ 47,4 bilhões), disseram os procuradores.

O traficante tinha sido preso em 2016 e extraditado do México para os Estados Unidos em 2017. Desde então, ele ficou praticamente isolado do mundo exterior, em prisão solitária, por ter um histórico de fugas de cadeias mexicanas.

A sentença dada nesta quarta-feira ocorre cinco meses após o júri popular que, em fevereiro deste ano, considerou o traficante culpado por dez acusações feitas pelos procuradores norte-americanos.

A procuradoria garante que el Chapo mandou matar ou torturou e assassinou com as próprias mãos pelo menos 26 pessoas ou grupos de pessoas.

“É justiça não só para o governo mexicano, mas para todas as vítimas de Guzmán [Chapo] no México”, disse Raymond P. Donovan, agente encarregado do escritório de Nova York da Administração de Repressão às Drogas, que teve papel fundamental em duas prisões do traficante, segundo o “The New York Times”.

Momentos antes de a sentença ser anunciada, El Chapo falou, por meio de um tradutor, sobre os dois anos e meio que passou em uma prisão americana. Ele não havia se pronunciado durante o júri de fevereiro.“Foi uma tortura mental, emocional e psicológica 24 horas por dia”, declarou nesta quarta. Ele afirmou ter sido submetido a tratamento “cruel e desumano” , segundo a agência de notícia Reuters.

Chapo também declarou que um julgamento justo lhe tinha sido negado.

Penitenciária de segurança máxima

A expectativa, segundo a imprensa americana, é de que o traficante cumpra a sentença na Instalação Máxima Administrativa Penitenciária dos Estados Unidos, no Colorado, que é conhecida como ADX, a mais restritiva no país. Ninguém conseguiu escapar de lá desde que foi inaugurada, em 1994.

Se ficar preso na ADX, conhecida como a “Alcatraz dos Estados Montanhosos”, El Chapo estará no mesmo lugar que autores de diversos atentados, como o 11 de setembro.

Foto: Steven Saint/Reuters

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: G1

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!