Busca rápidaX

MANCHETES

Tributos em atraso junto a Prefeitura de Ijuí somam mais de R$ 50 milhões

22 de setembro de 2021

O prazo para quitar os débitos referente ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto sobre Serviço) com redução de 100 % de multa e juros em Ijuí termina no próximo dia 31. Isso porque está em vigor o Programa de Recuperação Fiscal, o Refis.

Em entrevista à Rádio Progresso, o secretário municipal de Planejamento e Regulação Urbana, Chico Ortiz, lembrou que o programa de Refis municipal não é anual e sim sistemático e ocorre dentro de um determinado tempo, ou seja, quem não aproveitar para quitar os débitos agora pode não ter essa oportunidade no próximo ano. Ainda segundo Ortiz, pagando o tributo em dia, o contribuinte pode garantir até 15% de desconto em cota única.

Já em caso de atraso pode incidir em multas, juros e correção. “Nos casos onde há ajuizamento corre o rico da pessoa ser processada, o que gera custos, honorários e despesas” frisa Ortiz.

Em Ijuí, segundo o secretário, existe uma estimativa de que são aproximadamente R$ 50 milhões entre todos os tipos de tributos em débitos, ajuizados ou não.

Além da quitação com redução de 100 % de multa e juros, cujo prazo termina neste mês, existem ainda outras opções: para redução de 100% da multa e 75% dos juros, os acordos devem ser firmados até 31 de Outubro. Para a opção de redução de 100% de multa e 50% dos juros, a data se estende até 31 de Dezembro. As negociações devem ser feitas junto ao balcão do IPTU, no térreo da Prefeitura Municipal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí