Busca rápidaX


Trigo começa apresentar prejuízos mais claros devido às geadas

1 de setembro de 2020
Fotos demonstram a intensidade da geada no dia 21 de agosto na região de Ijuí

O trigo cada vez mais apresenta os prejuízos causados pelas recentes geadas na região de Ijuí. Segundo o agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Gilberto Bortolini, ainda é difícil estabelecer exatamente as perdas, mas a estimativa é de quebra entre 30 e 35% na produtividade do cereal.

Pode se confirmar estragos maiores em algumas áreas, principalmente nas regiões Celeiro e Norte do Estado, onde a cultura foi plantadas mais cedo, por isso, o trigo estava com mais granação durante a geada.

Já o milho, dentre os 44 municípios da regional da Emater, sediada em Ijuí, tem boa recuperação, também após a geada. Isso porque a maioria das plantas estava com poucas folhas quando houve a geada, por isso, consegue se recuperar. O replantio transcorre mais na região Norte.

A aveia branca, por sua vez, tem prejuízo estimado no mesmo patamar que o trigo. Já houve colheita de algumas lavouras de aveia em Tenente Portela e região, onde o cultivo acontece mais cedo. O rendimento ficou abaixo das 50 sacas por hectare, ou seja, menos que o previsto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí