Busca rápidaX


Trigo e aveia começam acumular perdas em razão das constantes chuvas na região de Ijuí

11 de outubro de 2021

O alto índice de umidade do momento, visto constantes chuvas, começa prejudicar as lavouras de trigo e aveia na região. O extensionista da Emater, Edewin Bernich, ressalta que em relação à aveia em Ijuí, os agricultores não conseguem efetuar a silagem ou feno e o período já fica tarde para esse tipo de serviço, com isso, produtores deverão optar pela colheita.

Aliás, a colheita da aveia branca já começou em Ijuí, com rendimento médio entre 33 e 35 sacas por hectare. A expectativa era de aproximadamente 60 sacas. Essa quebra de produtividade se deve às geadas, falta ou excesso de chuva, em diferentes períodos. Além disso, a aveia registra perda de qualidade com o excesso de umidade e os grãos ficam escuros, o que repercute negativamente, por exemplo, para produção de flocos nas indústrias.

No tocante ao trigo, os agricultores não conseguem aplicar produtos para uniformizar a maturação, pois a cultura mais precoce já parte para a fase da colheita. Por outro lado, a umidade causa doenças folhares no cereal e não é possível passar produtos para controle desses problemas.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí