Busca rápidaX


MANCHETES

Trigo e aveia na região de Ijuí sofrem mais prejuízos com excesso de chuvas

5 de novembro de 2018

O trigo que ainda está na lavoura para colher, deve registrar mais redução de PH, que é a qualidade do grão, num comparativo do que já ocorria. Isso se deve ao excesso de chuvas da semana passada. Primeiro foi a chuva intensa de terça e quarta-feira. Após, houve bastante chuva entre sexta-feira e sábado.

O funcionário do escritório municipal da Emater em Ijuí, Edewin Bernich, ressalta que as últimas lavouras de trigo colhidas apresentavam PH entre 75 e 76, e agora deve ficar entre 70 e 71. Em relação ao PH 78, que é ideal para comercialização, essa perda de qualidade pode significar diminuição de aproximadamente 10 reais por saca de trigo.

Em Ijuí, ainda há em torno de 30 a 40% do cereal para colher e o rendimento médio deve fechar em cerca de 35 sacas por hectare. As últimas lavouras colhidas, em muitos casos, registraram entre 25 e 30 sacas por hectare.

No tocante à aveia, Edewin Bernich destaca que em Ijuí ainda tem em torno de 10% para colher. Ele frisa que os produtores precisam avaliar se adianta colher, pois a planta está muito danificada, desde os problemas durante o inverno, com geada e chuvas, e agora também as recentes chuvas. A safra deve fechar com rendimento médio de 30 sacas por hectare.

Já a colheita da canola terminou em Ijuí e a produtividade ainda precisa ser avaliada, mas deve ficar numa média em torno de 20 sacas por hectare, visto problemas climáticos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí