Busca rápidaX

MANCHETES

Turismo em Ijuí: como participar de ações nos pontos da cidade

17 de maio de 2022

O município de Ijuí vive um momento de ascensão também no Turismo ao longo dos anos, recebendo eventos de grande porte e reconhecimento mundial. Em entrevista à RPI, Bianca Caneppele, Guia de Turismo e servidora pública como Turismóloga de Ijuí, destacou as ações da pasta vinculada ao Executivo, através da Secretária de Cultura, Esporte e Turismo. 

“Existe um potencial muito grande em Ijuí ainda mais agora como Capital Nacional das Etnias e em breve Capital Internacional das Etnias das Américas. Tudo isso vem em um momento em que mais pessoas se envolvem, e eu sou uma das peças deste grupo, isso de fato é muito valoroso pois esse cargo que eu ocupo foi criado recentemente mas se acaso eu deixe de ser outra pessoa assume, isso dá continuidade ao trabalho mais voltado para a questão turística”, destacou Bianca.

Pensar, planejar, provocar ações, são os principais objetivos para o turismo no município. Um dos últimos eventos, pensado e organizado para mostrar onde está o potencial de Ijuí, foi o Ciclo Turistando, com um roteiro de pelo menos 40 ciclistas nos principais pontos culturais guiados por guias e pessoas responsáveis que contribuíram contando a história daqueles locais, como a Unijuí e sua fundação, o Museu Diretor Pestana e a fundação de Ijuí, a antiga Estação Férrea que hoje é Estação Cultura, o CTG Clube Farroupilha como precursor do tradicionalismo no estado, a Praça dos Imigrantes como um ponto de chegada da imigração por volta de 1890 e a Praça da República com seus prédios históricos no entorno. 

“Existem ainda outros pontos a serem explorados, como localidades do interior, na Colônia santo Antônio que mantém muito viva a cultura italiana, o Museu Colonizador prédio da antiga Sub Prefeitura que contam um pouco da história, a Casa da Cultura na comunidade Floresta com todo um trabalho desenvolvido pela comunidade escolar com o resgate da própria comunidade que transformou aquele lugar em um ponto de cultura”, complementou a turismóloga. “Para quem é de Ijuí e quem vem de fora poder ter contato com toda essa riqueza”.

Hoje um dos grandes desafios no desenvolvimento do turismo é mostrar os visitantes onde está a Capital das Etnias, fora do período de feiras.

Além do Parque de Exposições, aberto durante o ano todo, outro ponto agora em destaque de revitalização é o Parque da Pedreira, com espaço natural e preparado para receber visitantes. Outros locais ainda são pensados e com o tempo preparados para o turismo, que demandam tempo e organização para que possam receber o público com segurança.

A comunidade por contribuir com recomendações de pontos turísticos e participando de eventos promovidos durante o ano. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí