Busca rápidaX

Turismo na região das Missões começa sentir efeitos negativos devido a pandemia de coronavírus

22 de abril de 2020

O setor do turismo também é impactado pela pandemia do novo coronavírus. Um dos exemplos é o sítio arqueológico de São Miguel das Missões, patrimônio histórico e cultural da humanidade, que está fechado para visitação de forma temporária. Com isso, também não há o espetáculo Som e Luz.

O prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, acredita essa situação não vai mudar a curto prazo. Ao falar na RPI, nesta quarta-feira, 22, destacou que para esse ano a expectativa era de que as ruínas de São Miguel das Missões recebessem cerca de 180 mil visitantes do Brasil e do exterior. Porém, esse número não vai se confirmar. Nos últimos anos a média foi de 150 mil turistas.

Quem também sofre são os hotéis e restaurantes do município, que estão praticamente parados, visto a falta de turistas. Além disso, as cerca de 50 famílias de São Miguel das Missões que vivem, quase que exclusivamente da venda de artesanato, estão com muitas dificuldades financeiras, pois não há visitantes para comercialização.

É a mesma realidade dos índios Guaranis que vivem na aldeia localizada a cerca de 20 quilômetros da cidade. Com a pandemia da covid-19, eles não podem mais sair para vender o artesanato nas ruínas ou outros locais. A própria aldeia também está fechada para visitação.

Dessa maneira, a prefeitura de São Miguel das Missões presta auxílio com repasse de cestas básicas, além de material de higiene. Muitos indígenas ainda recebem recursos do programa federal Bolsa Família ou, agora, os 600 reais emergenciais disponibilizados também pela União.

O prefeito, Hilário Casarin, observou que amanhã a prefeitura de São Miguel das Missões vai começar a organização de um plano de marketing para atrair turistas após a pandemia de coronavírus. Ele defende que esse projeto seja também regional e estadual,ou seja, agregue outros poderes públicos.

Hilário Casarin ainda informou que a partir de hoje passa a ser obrigatório o uso de máscaras por parte de comerciantes e empresários em São Miguel das Missões. Já referente à população, neste momento as pessoas são orientadas a usar máscaras, mas não se descarta a possibilidade de que a partir da próxima segunda-feira seja obrigatória a utilização.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!